3 Dicas para Evitar as Dívidas

livre-se das dívidas e realize seus sonhosCom a economia em crise, muitas pessoas estão preocupadas com os aumentos de preços e como se prevenir para evitar as dívidas.

Pensando nisso, selecionei alguns tópicos para analisar com cuidado, a fim de realizar mudanças o quanto antes.

Como evitar as dívidas?

Controle Financeiro

Você já deve ter percebido que o controle financeiro é primordial para iniciar qualquer análise e saber onde cortar ou até mesmo se poderá cortar algo em suas despesas mensais.

Se você ainda não fez o seu controle financeiro faça o quanto antes. Sei que isso incomoda e muito a você por que talvez estará vendo a realidade da sua situação financeira e terá que rever alguns hábitos, mas é muito importante mesmo.

Será um exemplo para muitas pessoas, pois infelizmente a grande maioria não faz este controle por que simplesmente irá doer.

Isso mesmo… Imagine que muitos tem válvulas de escape na comida, outros na bebida, alguns outros em cigarros, mas isso tudo afeta aonde? No seu bolso!

Costumo dizer que isso será também uma terapia para você. Sabia que existe livro sobre este assunto: Terapia Financeira?

Análise do Orçamento

Depois que realizar este controle financeiro, irá analisar onde poderá cortar. Pense por exemplo que se deixar de tomar um cafezinho todos os dias na rua pela manhã e tomar em casa, se estará economizando mais. Imagine um cafezinho de R$ 5,00 diário, no final do ano sua despesa será de aproximadamente R$ 1.200,00. Se reduzir esta despesa pela metade já poderá pensar em aplicar esta quantia economizada.

Mas segundo o prof. Reinaldo Domingos se analisar bem suas contas verá que poderá cortar de 20% a 30% nos gastos somente mudando um plano de TV a cabo ou algum outro serviço por algo mais simples.

Lazer

Infelizmente se desejar mesmo neste período economizar e iniciar a montar sua reserva financeira terá que existir algumas mudanças de hábitos e dentre elas, a questão de se substituir passeios em shoppings por atividades ao ar livre. Isso se deve que no shopping é bem provável que realize muitos gastos por impulso.

Substitua também os almoços e jantares na rua por alternativas mais econômicas, como comer em casa. Lembre-se da questão do cafezinho todos os dias, muitos educadores financeiros apontam sempre que os pequenos gastos diários são também grandes vilões, pois muitos não costumam dar importância alguma.

Compras

Neste período até organizar melhor suas contas para começar a montar sua reserva financeira, evite compras desnecessárias com roupas para estar seguindo a moda. Faça combinações com as roupas que tem. Se mesmo assim for necessário, peça descontos e tente comprar à vista ou até mesmo pesquise preços pela Internet.

No que se refere a compras de supermercado, citei em artigos anteriores que deve dar preferência sempre aos produtos mais naturais, pois os congelados são normalmente mais caros. Essa despesa com congelados pesa bastante em uma família grande, além de poder gerar problemas futuros de saúde pela facilidade do alimento já estar pronto.

Leia: Dicas de Economia Familiar.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 12 =