5 Dicas para Economizar Dinheiro

livre-se das dívidas e realize seus sonhosPara tornar mais prática a organização das principais dicas relacionadas a como poupar dinheiro, reuni várias etapas fundamentais para este processo.

Procure ler e entender cada uma delas. Lembre-se que como tudo da vida, após a leitura, coloque logo em prática, pois isso será um elemento motivador para ir em frente.

Se você ainda não está inadimplente ou com dívidas muito altas e deseja se reorganizar em suas finanças pessoais, procure estabelecer metas alcançáveis, pois isso será um elemento motivador para ir em frente.

Por exemplo: este mês estarei lançando todas as minhas despesas e receitas na planilha financeira. No mês seguinte estarei analisando e tomando algumas medidas para cortar as despesas desnecessárias, etc.

Os cortes drásticos, se referem a situações mais emergenciais. Se não estiver nesse caso, procure aos poucos reorganizar suas finanças, mas é claro que estabeleça um prazo para isso por que do contrário poderá postergar infinitamente e nunca resolver essa questão.

Observo que a reorganização traz um bem-estar cada vez maior. É um crescendo em qualidade de vida. Experimente e comece a seguir as dicas abaixo.

Quando tiver sugestões de itens que não estejam relacionados, convido você a inserir nos comentários outros itens para enriquecer ainda mais o tema.

Vamos lá?

Dicas para Economizar Dinheiro

dicas para economizar dinheiro

1- Economia de Energia Elétrica

O preço da energia elétrica é um dos itens que mais pesam no bolso do brasileiro de uma forma geral. Nos últimos anos passou por aumentos superiores a inflação.

Algumas famílias que possuem gastos mais altos, e devido ao grande calor em inúmeras regiões do país, consideram a possibilidade do uso da energia solar.

Somente perdendo para as despesas com moradia, de financiamento de carro e de compras de supermercado, os gastos com energia elétrica estão no topo das maiores despesas mensais das famílias brasileiras.

Em estudos realizados por disciplinas relacionadas a Economia do Meio Ambiente e Economia Ecológica, dentre outras, muitos afirmam que a energia solar fotovoltaica será cada vez mais utilizada devido ao preço da tecnologia que ano a ano tem sido menor e por ser uma fonte infinita de energia.

No Brasil segundo estudos do Balanço Energético Nacional, mais de 70% da matriz energética é renovável com base na energia hidrelétrica.

Isso significa que o país hoje é dependente deste tipo de energia e em períodos de estiagem, que serão cada vez mais frequentes, irá recorrer ao uso das termelétricas que além de poluírem mais, também possuem o custo bem mais alto e em consequência o repasse ainda maior destes custos para o consumidor.

Por isso, o brasileiro vem recorrendo cada vez mais ao uso da tecnologia solar fotovoltaica inclusive em partes mais distantes do país onde a incidência solar é ainda mais alta.

Leia: Dicas para Economizar Energia Elétrica.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

2- Economia de Água

Acordos internacionais foram criados para comprometimento entre as principais nações poluidoras do mundo a reduzirem ano a ano, os níveis de poluição atmosférica.

Não é consenso absoluto que a poluição atingiu níveis inaceitáveis, porém a maioria dos ambientalistas afirmam que podemos tentar reverter o quadro através do uso de energia renovável.

A escassez de água potável é fato e se não preservarmos o meio ambiente, talvez ocorram conflitos futuros pelo uso da água.

Por isso, é importante aprender a economizar água, mas não somente para conseguir economizar dinheiro, mas para incentivar através do exemplo as futuras gerações a preservar o meio ambiente.

3- Economia Doméstica

Economia Doméstica ou Economia Familiar como alguns preferem abordar, é um item que está relacionado aos itens anteriores, pois trata-se de um conjunto, mas neste caso estarei me referindo mais aos gastos de supermercado e também serviços de empregada doméstica.

Muitos economistas ensinam a realizar um controle de estoque dos itens de limpeza e demais itens na despensa. Pequenas economias com produtos de limpeza mais baratos e bons são fundamentais.

Por exemplo, o uso do sabão líquido ou em pó da marca Omo é o preferido por parte dos consumidores, porém nem sempre é o mais barato. Encontre produtos opcionais que sejam bons e ao mesmo tempo com custo menor.

Se conseguir economizar dinheiro na compra de cada item em supermercado, no final das contas estará realizando uma boa economia.

4- Aprenda a Renegociar Dívidas

Lembre-se que entrar no cheque especial todos os meses não é a melhor solução devido aos juros elevados. Se já realizou um controle financeiro conseguirá analisar se esta será uma situação permanente ou foi somente no último mês.

Se será por um bom tempo, busque os motivos que levaram a esta ação e tente trocar esta dívida por outra com taxas de juros menor, como o empréstimo consignado, por exemplo.

5- Aprenda a Cortar os Gastos

Ao preencher a planilha financeira, separe os itens essenciais dos supérfluos. Os itens essenciais são compreendidos como os relacionados a gastos de energia elétrica, gás, moradia, transporte. Os demais como salão de beleza, academia, etc. são relacionados como supérfluos.

Lembre-se que poderá reduzir também nos itens essenciais, caso se reorganize para isso, como ao invés de comprar produtos industrializados no supermercado, opte por adquirir produtos naturais como verduras e legumes.

A reorganização nestas contas poderá resultar em uma economia de no mínimo 20% dos gastos mensais.

O que achou destas dicas? Siga estas etapas e deixe sua opinião dos resultados alcançados, pois assim ajudará os demais, com sua motivação, a atingirem também excelentes resultados.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 9 =