A Importância da Economia Circular ao Meio Ambiente

Você conhece a importância da Economia Circular? Mas qual o significado desta expressão? Como isso nos afeta no dia a dia?

Na realidade a Economia Circular já é um assunto muito utilizado em alguns países e é uma tendência a escassez de recursos naturais. Já é uma ciência tratada em cursos de graduação fora do país devido a grande importância desse tema.

Mas o que é Economia Circular?

Qual a Importância da Economia Circular ao Meio Ambiente?

Se você não tem conhecimento sobre o assunto, já deve ter uma ideia do que se trata, quando principalmente afirma-se que este conceito tem relação com o desenvolvimento sustentável.

Explicando de uma forma bem simples para tornar fácil a compreensão: a Economia Circular é uma ciência que estuda alternativas para realizar processos de forma a se gastar menos energia e recursos e também alternativas para se reciclar ao máximo os resíduos gerados.

É uma ideia sensacional porque a grande questão hoje é se teremos recursos naturais suficientes para atender ao crescimento populacional nos próximos anos.

Alguns alegam que o crescimento populacional é menor a cada ano (a taxa do crescimento populacional é menor a cada ano), mas vamos entender que mesmo uma taxa menor em cima de um número maior a cada ano, será mais pessoas consumindo mais recursos naturais.

Por isso, é que estamos acompanhando na mídia preocupações sobre a melhor utilização dos recursos naturais a fim de evitar desperdícios e até mesmo se haverá algum tipo de controle no crescimento populacional futuro.

Então, quando se fala em Economia Circular, é muito comum falar nos processos do berço ao túmulo, ou seja, o que pode ser realizado desde a origem dos recursos naturais e sua extração até o processo do descarte no final da produção para aproveitar os recursos naturais ao máximo e evitar o consumo de recursos naturais mais rapidamente.

Por isso, alguns autores como Meadows e outros citam em suas obras assuntos relacionados aos limites do crescimento, onde através de seus estudos provou-se uma relação entre o crescimento populacional exponencial e o crescimento de recursos naturais em um planeta onde os altos níveis de poluição são um dos fatores que impossibilitam um desenvolvimento sustentável. Eles apontam que se os países não fizerem nada a este respeito, a tendência será a aceleração do processo de escassez de recursos naturais em um curto espaço de tempo.

Este vídeo estimula a todos a reflexão: Você acha que em algum momento os países mais desenvolvidos passarão por algum processo de limitação de consumo?

Quais os países que estão investindo mais na Economia Circular?

Segundo o jornal The Guardian, os países que mais investem em termos de legislação e processos para o desenvolvimento da Economia Circular são: Dinamarca, Holanda, Escócia, Suécia e Japão.

Ainda segundo o jornal, a Comunidade Européia, no ano de 2014, criou normas para o cumprimento de medidas mais sustentáveis por meio da Economia Circular, onde espera-se que até 2030 se economize até 300 bilhões de euros na região.

Qual a sua opinião? Você acha que em algum momento teremos limites para o crescimento? Se gostou do artigo, compartilhe com os amigos!

Leia também: A Energia Solar é uma Alternativa aos Apagões?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =