Qual a Importância do Empreendedorismo no Dia a Dia?

curso de formação de gestores de marketing digitalHoje é comum pessoas reclamarem que são escravas do trabalho. Sobre esta frase há uma expressão conhecida: faça aquilo que você gosta e não precisará trabalhar um só dia em sua vida!

Explicando melhor: procure fazer aquilo que você gosta, pois você irá trabalhar com tanta satisfação que será como uma divertimento para você.

Mas isso é algo um pouco complicado de ser compreendido por algumas pessoas, pois infelizmente muitos ainda estão com a mentalidade do período da Revolução Industrial e, por isso, ainda afirmam: ah uma utopia fazer o que gosta, pois isso é algo para ricos ou pessoas afortunadas.

Como se a prosperidade fosse algo determinístico onde somente alguns já estariam pré-determinados para isto.

Existe uma frase simples, mas ao mesmo tempo profunda, pois nos faz refletir sobre a importância do empreendedorismo no dia a dia: empreendedorismo transformando ideias em negócios. Mas por que isso?

Qual a Importância do Empreendedorismo no Dia a Dia?

Importância do Empreendedorismo

Por que o empreendedorismo não é só por meio da criação de start-ups, mas dentro da própria empresa como o empreendedorismo corporativo.

Isto significa que você pode empreender não só criando novos negócios, mas inovando dentro da empresa em que você trabalha. mas qual o perfil do empreendedor corporativo?

1- Proativa

2- Visão Sistêmica

3- Comunicativa

4- Bom Relacionamento Interpressoal

5- Criativa

6- Organizada

7- Motivada

Destaquei um dos itens acima que é comum a qualquer tipo de empreendedor, pois a criatividade é um dos traços mais marcantes.

Visão empreendedora é uma das características do empreendedor onde conseguem ver o conjunto ou seja são capazes de ver onde desejam chegar e o que deve ser realizado para atingir estes objetivos.

Outro assunto importante é que empreendedorismo e inovação são importantes, mas você pode empreender sem inovar.

Inovação e Empreendedorismo estão sempre relacionados?

Empreendedorismo e inovação pode estar quase sempre relacionados, mas isso não é regra. Vamos supor que você seja uma pessoa com perfil de empreendedor corporativo, neste caso, você simplesmente apontando melhorias de processos no ambiente de seu trabalho e colaborando para a implantação por meio de processos já existentes em outras empresas no mercado, você poderá estar inovando sem criar necessariamente algo inovador.

Por outro lado, você pode criar um negócio baseado em um tipo de serviço ou produto que já existe no mercado, mas há pouca concorrência e pode ser uma excelente oportunidade de negócios!

Mas há sim casos de pessoas que criam algo realmente novo e as chances podem ser maiores, caso isso seja realmente uma necessidade de mercado. Esse é o grande desafio de se inovar, pois podemos desenvolver algo que não existe, mas o grande problema é saber se realmente alguém irá precisar desse tipo de produto ou serviço que está criando, ou seja, se haverá demanda pelo que você está criando.

Muitos empreendedores já perderam dinheiro criando algo que não teve recepção alguma pelo mercado, até descobrirem o que realmente haveria aceitação pelo público.

Mas você já parou para pensar se existem empresas empreendedoras? Pense em uma empresa com vários empreendedores ou até mesmo alguns, mas com perfil de oferecer serviços e produtos de forma a aumentar a produtividade dos seus clientes ou até mesmo oferecendo algo novo? Esta empresa também não estará empreendendo? Então, pelos motivos acima pode-se entender que também existem empresas empreendedoras.

Leia também: Empreendedores de Sucesso.

Empreendedorismo corporativo, empreendedorismo de startup e empreendedorismo social são termos mais conhecidos, mas existem alguns tipos de empreendedorismo que estão sendo cada vez mais divulgados e serão citados mais adiante.

O que é Empreendedorismo Ambiental?

empreendedorismo ambiental

O profissional que oferecer novos métodos, ou até mesmo alternativas na empresa em que atua, para otimizar processos visando gerar resultados com menos desperdícios , ele estará preservando o meio ambiente e por isso, será um empreendedor ambiental.

Por isso, é inevitável que os temas empreendedorismo e sustentabilidade sejam cada vez mais discutidos devido a sua importância. Em breve no perfil de um empreendedor será um diferencial a visão de meio ambiente.

O que é Empreendedorismo Cultural?

O empreendedor cultural tem como objetivo desenvolver, administrar e até mesmo proporcionar a sustentação de empreendimentos culturais. Um exemplo muito interessante de empreendedorismo cultural são os casos de Inhotim e Malba.

O que é Empreendedorismo Infantil?

Esse tema é algo em que muitos pais já orientam os filhos desde pequenos a serem empreendedores e isso por meio de atividades onde estarão utilizando a criatividade e, ao mesmo tempo, aprendendo outras características de um empreendedor. Por isso, percebe-se na mídia cada vez mais jovens empreendedores.  Você estimula o empreendedorismo nos seus filhos?

Você consegue ver o empreendedorismo como uma tendência cada vez mais presente e como um tema importante para um futuro melhor? Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos pois poderá ser útil.

Leia também: Série Quero Ficar Rico: Aumento de Renda é a Solução?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − dois =