Aprenda Como Economizar Dinheiro no Dia a Dia

livre-se das dívidas e realize seus sonhosSe você acompanha as dicas do Guarde Dinheiro certamente está atento as maneiras apresentadas de como economizar dinheiro nas mais diferentes situações seja nas compras de supermercado, nas compras de roupas, dentre outros. Mas como se comportar no dia a dia? Afinal este é o grande desafio!

Você já sabe como lidar perante situações como uma ida ao supermercado, mas como lidar no dia a dia da semana nos horários de trabalho?

Já pensou naqueles colegas de trabalho que estão sempre convidando para almoçar naquele restaurante que você ama porque a comida é deliciosa, mas sabe que acabará usando todo o seu tíquete e talvez tenha que completar a diferença em dinheiro?

Como economizar dinheiro no dia a dia?

Em quase todos os artigos do Guarde Dinheiro enfatizo a importância de se realizar o controle das finanças pessoais. O objetivo é que ao relacionar todas as suas despesas e receitas mensais, você terá como elaborar suas estratégias de gastos mensais e neste caso em específico diários.

Então quais as despesas comuns do dia a dia e que devem se ter cuidado para evitar excessos em gastos?

Como economizar dinheiro na alimentação?

como economizar dinheiro com alimentação

Se você organizou suas finanças pessoais certamente já calculou um valor diário para gastar com refeições. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto. Há três possibilidades: ou você consegue realizar as refeições em sua casa, ou leva de casa para o trabalho, ou simplesmente come em restaurantes no horário de almoço.

Leia também: Como economizar dinheiro no supermercado?

Almoçar em restaurantes nos horários de almoço é algo que está cada vez mais caro, onde muitas empresas tem fornecido aumento nos valores em tíquetes para os empregados, mas normalmente estes aumentos não seguem o aumento dos preços da alimentação. Se almoçar fora está caro e seu tíquete não dá, pense em levar comida de casa.

Há pessoas que optam por deixar para usar o tíquete no final de semana com a família, etc, e por isso levam refeição de casa durante a semana. Mas vamos supor que seu caso seja o que realmente usa o tíquete todos os dias. Você deve se planejar para usar somente o valor máximo por dia, ou caso realize um bom planejamento, escolha por utilizar menos em um dia para poder almoçar em um lugar um pouco mais caro no outro dia com os amigos.

A regra é não ultrapassar o limite mensal e se possível gastar menos que esse limite para sobrar e ser utilizado no mês seguinte ou até mesmo nos finais de semana com a família.

Como economizar dinheiro com a passagem?

como economizar dinheiro no dia a dia

Esse é um assunto talvez dos mais controversos hoje em dia. Por que usar carro para ir e voltar do trabalho todos os dias pode ser algo extremamente dispendioso e, por isso, muitos optam por transporte público como vans, ônibus com ar condicionado ou até mesmo o transporte da empresa.

Usar o transporte público tem as suas vantagens devido a economia no que se refere ao desgaste e manutenção do seu veículo e ao mesmo tempo você terá um tempo livre para ler e se distrair na ida e na volta, mas tem seus inconvenientes, pois nas grandes cidades, muitos acordam cada vez mais cedo para pegar a condução, devido a quantidade de trânsito.

O que recomendo nesses casos é que avalie se há condições financeiras para o uso do veículo. Analise todos os custos envolvidos e veja se a economia que irá obter usando o transporte público irá compensar. Uma alternativa que é mais meio termo e alguns optam é por usar o veículo somente alguns dias da semana e nos outros dias usar o transporte público, mas avalie com calma estas escolhas.

Como economizar dinheiro com energia elétrica

Analise se realmente está economizando dinheiro com energia elétrica da forma correta. Há um artigo específico no Guarde Dinheiro e recomendo que leia atentamente para verificar se realmente economiza energia elétrica no dia a dia da maneira correta.

Leia em: Como economizar dinheiro com energia elétrica?

Como economizar dinheiro com água

Este é um dos pontos mais sérios e não só no mundo, mas principalmente no Brasil. Por que em nosso país, basicamente nossa produção de energia elétrica se baseia na geração por meio de hidrelétricas, ou seja, somos dependentes da água no fornecimento de energia elétrica. Por isso, que muitos tem optado pelo uso de energia solar para geração de energia elétrica nas casas.

Leia em: Como economizar dinheiro com água?

Estas são as principais dicas de como economizar dinheiro no dia a dia. Na realidade algumas já foram citadas anteriormente e outras não. O objetivo foi também reunir os principais pontos que devem ser observados no dia a dia e são fontes de enormes gastos no final do mês.

Você consegue economizar no dia a dia desta forma? Tem alguma outra sugestão? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 10 =