Aprenda como Economizar Dinheiro

livre-se das dívidas e realize seus sonhosRecebo muitas perguntas e sempre de pessoas buscando técnicas para aprender a como economizar dinheiro, mas não pense que existem fórmulas milagrosas ou algo genial que fará você ficar milionário da noite para o dia.

Existe sim muito esforço para organizar as finanças pessoais e alcançar a tão esperada independência financeira.

O interessante é que durante muitos anos não conseguia entender por que algumas pessoas estavam “fadadas” a serem ricas e buscava explicações como algo do tipo: nasceram em berço de ouro, ou até mesmo de certa forma tiveram “sorte”.

Mas será que as pessoas ricas são sortudas? Ou será que muitas simplesmente estabeleceram objetivos, estiveram a maior parte do tempo focada em atingir suas metas e não se deixaram abalar com as dificuldades.

Já parou para pensar que os obstáculos existem tanto para os ricos e quanto para os mais pobres, mas a diferença está na forma de encarar o problema?

Os ricos encaram como um desafio e não perdem tempo com dramatizações, pois ao invés de perder horas se lamentando, estão canalizando as forças para resolver os problemas.

Que tal pensar como uma pessoa rica? Se você ainda não sabe como economizar dinheiro, preste atenção nas dicas a seguir e programe-se para mudar de vida!

Lembre-se uma forma de estar sempre motivado a enfrentar as dificuldades é começar a retirar os bloqueios pessoais e você pode sim ser uma pessoa rica também!

Como guardar dinheiro?

Dica 1: Planilha financeira

Aprender como economizar dinheiro não é algo difícil, mas exige disciplina.

Antes de qualquer análise é primordial o preenchimento da planilha financeira para que possa se organizar.

Lembre-se que o controle financeiro deve ser realizado em família, por isso, o ideal é que os membros da família preencham em conjunto.

Mas o que é muito comum?

Ambos os cônjuges possuem contas-conjuntas separadas e pagam contas em separado. Uma sugestão é que tente aos poucos criar a cultura de um controle financeiro familiar conjunto.

Imagina que busca o objetivo de economizar, mas antes precisa organizar a casa e, por isso, detalhar todas as contas que paga e as receitas mensais. Como irá realizar um bom controle financeiro e começar a guardar dinheiro se não consegue ter essa visão geral?

Há casais em que a esposa está endividada e o marido guardando dinheiro. Mas há pessoas que ainda não guardam, mas desejam começar e, por isso, perguntam: Como economizar dinheiro se meu parceiro gasta sem pensar?

O ideal é uma sintonia financeira no casal. Por isso, o diálogo é muito importante para resolver algumas destas questões.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Se você tentou o diálogo e mesmo assim seu parceiro ainda continua no descontrole financeiro, faça a sua parte, pois através de seu exemplo poderá ajudar seu cônjuge.

Cuidado para não economizar em excesso e prejudicar relacionamento familiar.

Relacione todas as contas que paga todo mês e preencha a planilha.

Somente quando preencher todas as contas é que terá essa visão de quais as suas despesas mensais e onde poderá reduzir essas despesas.

Crie estimativas de despesas e receitas para os próximos meses.  Normalmente as estimativas se baseiam na média dos últimos 6 meses de receitas e despesas. Se você for autônomo recomendo que trabalhe com os últimos 12 meses.

Lembre-se de uma regra: para estes cálculos de estimativa, se precisar arredondar valores, sempre arredonde para mais as despesas e para menos as receitas, pois assim terá uma margem de segurança.

Verifique mês a mês se as estimativas estão próximas do valor real.

Dica 2: Reorganize suas despesas

Com esta organização, já conseguirá ver onde poderá reduzir suas despesas e até mesmo se tiver dívidas como reestruturá-las onde, por exemplo, poderá mudar a dívida de cartão de crédito por um financiamento em crédito consignado com juros mais baixos.

Leia também: Quer aprender em como sair das dívidas?

Dica 3: Como economizar dinheiro

como economizar dinheiroDepois de realizar seu controle financeiro, reorganizar suas dívidas e analisar suas contas a fim de perceber quais as despesas que poderá reduzir, comece a tentar guardar em torno de 30% de sua receita líquida.

Vamos imaginar que isso é algo impossível no momento, comece guardando menos!

Reduza o excesso de gastos em jantares e passeios caros e substitua por outras alternativas mais econômicas. Há casos de casais que optam por economizar em atividades mais baratas ao longo do ano para permitir uma viagem internacional em família anualmente. Então, a dica é realize escolhas inteligentes!

Se você é uma pessoa que sabe trabalhar com dinheiro, compre nas ofertas! Procure comprar à vista se oferecerem algum desconto. Caso contrário, use o cartão de crédito, pois irá acumular milhas.

Você sabia que comprar presentes para seus filhos, ou outros parentes e amigos, fora das épocas festivas sai mais barato?

Muitos não falam isso, mas por exemplo, se deixar para comprar presentes nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro tem grandes chances de pagar mais caro por conta do Dia das Crianças em Outubro e as Festas de Natal em Dezembro.

Os valores de presentes comprados meses antes muitas vezes sai por 60% ou até mesmo casos com 70% mais baratos.

Alguns perguntam: mas como fazer para conter a ansiedade dos pequenos se souberem que comprei os presentes antecipadamente? Se forem muito pequenos é mais difícil, mas então não conte! Deixe guardado e não conte!

Se forem maiores (normalmente a partir dos 8-9 anos), já é uma excelente oportunidade de começar a ensinar mais sobre Educação Financeira.

Explique que comprou o presente que tanto queria e que talvez se esperasse até o período do Natal para comprar estaria tão caro que talvez não pudesse comprar, por isso, comprou antecipadamente.

Outra alternativa para acelerar o processo para você atingir sua independência financeira é obtendo uma renda extra.

Neste caso, você poderá empreender, lecionar em sua área de atuação ou buscar outras alternativas de atividade que possa executar fora do horário e da sua função principal.

Um exemplo é que durante muitos anos atuei como tradutora freelancer em casa e fora da atividade principal.

Hoje em dia com a Internet é possível empreender de muitas formas e a única coisa que precisará é determinação e foco para conseguir sucesso em sua atividade.

Pesquise quais as alternativas de atividade extra em sua área de atuação. Há oportunidades de empreendedorismo via Internet para quase todas as áreas.

Hoje até mesmo médicos e dentistas criam cursos especializados para comercializar pela Internet.

É só escolher algo que goste para ter mais satisfação em realizar essa atividade extra. É uma boa alternativa para alcançar sua independência financeira mais rápido.

Leia também: Dicas de Como Economizar Energia Elétrica.

Conclusão

Realize um planejamento financeiro e estabeleça metas em família. A reorganização de suas despesas e receitas mensais é fundamental para começar aprender em como economizar dinheiro.

De início talvez dê um certo trabalho, mas terá mais tranquilidade, pois terá controle de suas finanças pessoais e poderá começar a visualizar um futuro melhor.

Pense fora da caixa e encontre alternativas para tornar isso possível. Realize atividades extras ou até mesmo invista em mais educação a fim de poder aumentar sua renda ainda mais como resultados de seus estudos. Acima de tudo: tenha muita força de vontade para atingir as metas traçadas.

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =