Brincadeiras na Educação Financeira Infantil

livre-se das dívidas e realize seus sonhosEducação Financeira Infantil tem sido tema cada vez mais abordado e procurado por muitos pais que se preocupam em introduzir o assunto aos seus filhos desde pequenos.

No Brasil, este tema está mais presente em algumas escolas particulares, onde os profissionais especializados no assunto ensinam as crianças e aos pais que a aprendizagem vem de casa. Isso iremos observar através da mesada ou semanada e também inserindo a criança nos contextos em que auxiliará na reflexão ou até mesmo apontando sugestões de como economizar dinheiro nos gastos familiares.

Há escolas que optam por inserir este conhecimento desde a educação infantil e outras optam desde o ensino fundamental. O importante é os pais avaliar se a criança já está apta a aprender as primeiras noções sobre educação financeira.

O interessante é que há escolas onde associa o consumo consciente a questão do equilíbrio no meio ambiente.

Imagine que em alguns tipos de sociedade, onde há muito consumo como os Estados Unidos, as futuras gerações conseguirão entender que se houver limites neste consumo desenfreado, haverá menos poluição, os recursos naturais não serão mais tão escassos e além disso irá gerar uma maior economia familiar.

Então são noções a serem ensinadas como economizar energia elétrica se aprenderem a apagar a luz do quarto, do banheiro, etc. Economizar água se não deixar  torneira aberta muito tempo, etc. Essas noções a escola poderá ajudar, mas certamente aprenderão em casa.

Mas como abordar sobre educação financeira com a criança?

educação financeira infantil

Converse sobre preços de brinquedos, jogos, etc. mas tudo de uma maneira bem descontraída para estimular o interesse aos poucos.

Acima de tudo dê o exemplo, pois a melhor forma de ensinar é esta. Se ensina a criança algo que não faz, certamente não terá impacto algum por que desde pequenos já são capazes de entender quando os pais podem que faça algo que eles mesmos não fazem como estudar, arrumar a cama, etc.

Brincadeiras para Educação Financeira Infantil

Busque brinquedos educativos nesta área e estimule o interesse em seu filho por meio das atividades. O prof. Gustavo Cerbasi em parceria com o Maurício de Souza fez um livro bem interessante sobre o assunto: Descobrindo o Valor das Coisas.

Há diversas opções como o Goumi que foi implantado em algumas escolas públicas e particulares do país. Este jogo simula o dia a dia onde a criança estará aprendendo por meio de uma atividade lúdica como o cultivo em uma horta e qual o lucro que poderá obter com essa atividade e quais as contas que deverá pagar. O jogo é para crianças na faixa dos 7 a 12 anos.

Alguns já devem conhecer, mas o famoso Banco Imobiliário já tem em diversas opções de faixas etárias há um bom tempo e disponível no mercado. Na versão júnior da Disney a faixa etária é a partir dos 6 anos.

Outro jogo interessante é o Corrida à Caixa-Forte. Neste jogo a criança deverá levar todo o dinheiro de sua casa até a caixa-forte que fica do outro lado da cidade. Nesse trajeto ela deverá tomar cuidado, pois poderá ganhar ou perder dinheiro. A faixa etária é para crianças de 5 a 7 anos.

Também lembrando que há sites que abordam este assunto de forma gratuita como o da BMF & BOVESPA e por meio de vídeos educacionais. Também há um site muito interessante para a criançada que se chama Bankids ou Banco da Criança e experimente com seus filhos para ver se irão gostar.

Assim que encontrar mais boas opções sobre educação financeira para crianças, estarei acrescentando a esta lista.

Se tiver sugestões, não deixe de entrar em contato na área de comentários. É claro que tudo é teste por que seu filho pode não gostar de um jogo na faixa etária dele e gostar de outro.

Leia também: Educação Financeira nas Escolas.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =