Como comprar um carro sem gastar muito dinheiro?

É possível comprar um carro sem gastar muito dinheiro? Quais os itens para avaliar na escolha do veículo ideal para seu bolso?

Você sabia que cada vez mais o brasileiro busca o consumo consciente e, por isso, avalia mais ao comprar seu veículo? Isso é uma tendência muito boa porque acirrará ainda mais a concorrência para oferecer produtos melhores e com mais baixo preço.

Mas quais os principais cuidados para economizar dinheiro na compra de um veículo?

Como comprar um carro sem gastar muito dinheiro?

Como comprar um carro sem gastar muito dinheiro?

Dica 1: Marca e o Modelo do Veículo

É interessante avaliar qual a marca do veículo que deseja comprar, costumo pensar que se pretende vender ou trocar daqui a alguns anos, o carro deve ter certa liquidez no mercado.

Dica 2: Economia de Combustível

Você sabia que o Inmetro realiza estudos sobre gastos de combustível dos veículos? De uma forma geral os gastos dependerão das condições de uso, mas vale a pena pesquisar mais, a fim de assegurar uma boa economia no final do mês. Isso se aplica principalmente para pessoas que usam o carro em longas distâncias diariamente.

Dica 3: Seguro do Veículo

Este item se não for levado em consideração pode encarecer muito o valor do veículo. Pesquise o preço do seguro do veículo que está avaliando a compra, e se o valor for alto a tendência pode ser que com o uso se torne mais caro ainda. Programe-se para pagar a vista, pois costumam oferecer bons descontos.

Dica 4: Comprar um Carro Novo ou Usado?

Segundo dados do G1 Portal de Notícias as vendas de automóveis caíram 5% no ano de 2014, sendo que somente os carros novos caíram 10% e o que segurou essa queda foi a aquisição de carros seminovos.

Sempre recomendo a compra de carro à vista. É a melhor opção sem dúvida. Mas todos perguntam: carro novo ou seminovo?

Na maioria dos casos explico que a melhor opção é a aquisição de um carro seminovo. Muitos não conseguem entender qual o motivo dessa escolha, pois é comum oferecem a garantia na compra de carros novos por 3 ou 5 anos! Mas será que no final das contas, vale a pena?

O preço de um carro novo desvaloriza em torno de 20% ao ano e em alguns casos bem mais que isso, logo após o primeiro ano de uso então é um dinheiro que se perde praticamente ao se retirar o veículo da concessionária.

Por isso é interessante analisar qual o valor de um carro do mesmo modelo e marca que deseja, mas com pouco tempo de uso e o estado do veículo: baixa quilometragem, etc.

Avaliar todos esses itens não é algo fácil e, por isso, sempre recomendo cautela na compra. Estude a melhor opção em termos de custo-benefício. Indico a elaboração de uma tabela com os requisitos necessários para a compra a fim de conseguir uma análise mais detalhada e chegar ao melhor resultado.

Outra ideia interessante é a compra de veículos por meio de Leilão. Existem diversos tipos de leilão, mas um dos mais conhecidos é o Leilão composto por carros batidos ou que foram apreendidos. Esta pode ser uma boa opção, mas procure conhecer mais sobre o assunto.

Leia também: Leilão de carros: o que é e como participar.

Dica 5: Gastos de Manutenção

Os gastos de manutenção é algo muito importante que deve ser levado em consideração. Recentemente a mídia tem divulgado reportagens apontando a insatisfação de clientes que compraram carro zero e ao surgir algum defeito não encontraram peças de reposição.

Outro problema é o valor tanto da manutenção quanto do preço das peças. Existem modelos de carros importados, que para realizar a manutenção, somente pouquíssimos profissionais estão preparados para esse tipo de serviço e como a procura é maior que a oferta, a tendência é de preços mais altos.

livre-se das dívidas e realize seus sonhosDica 6: Programe-se para comprar o carro à vista.

O planejamento financeiro é fundamental para se economizar na compra do veículo. Então, sempre recomendo que seja realizado um planejamento a médio prazo para isso. Isso irá depender de qual valor consegue economizar todo mês para alcançar esta meta o quanto antes.

Então tenha como meta comprar à vista! Seja para a aquisição de um carro novo ou usado, e pense que a opção pelo financiamento geralmente pesa bastante no bolso.

Há financiamentos que na propaganda afirmam que é taxa zero, mas tenha cuidado redobrado com isso, pois poderá pagar outros valores que não foram divulgados na mídia.

Outro recurso interessante para quem compra à vista é saber pechinchar o valor do veículo. Interessante que em outros países é muito comum quando se paga à vista, solicitarem um desconto e aqui em nosso país este hábito ainda não é comum.

Vamos pensar que se na compra de um carro consigo 5% de desconto e pego este valor e aplico em algum tipo de investimento que ofereça digamos 1% a.m, olha o quanto já teremos economizado nesta compra!

Caso escolha em comprar o veículo financiado pesquise as alternativas que existem no mercado. Nos sites dos bancos poderá encontrar planilhas de simulação de taxas para financiamento.

Se o seu banco tiver uma taxa atrativa, lembre-se: quase sempre é interessante conversar com seu gerente e solicitar uma taxa menor. Saiba pechinchar também na taxa!

Leia também: É possível comprar carro sem dinheiro?

Dica 7: Fique Atento aos Itens de Segurança.

Como todos sabem, existem regras para o uso da cadeirinha para crianças nos veículos. Mas fique atento as exigências dos veículos novos no cumprimento de normas de segurança.

Em alguns países os veículos já saem de fábrica com os encaixes necessários a instalação das cadeirinhas. Então acompanhe quando este tipo de recurso será obrigatório nos carros novos e fique atento ao realizar sua compra.

Você segue estas dicas ou realiza algo diferente? Compartilhe suas experiências e deixe seus comentários!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 10 =