Como Economizar Dinheiro com Combustível?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê é uma daquelas pessoas que está sempre preocupada em economizar dinheiro?

Evitar desperdícios de combustível tem também a finalidade de preservar o meio ambiente e, por isso, é algo benéfico para todos na sociedade.

Como economizar dinheiro com combustível?

Como economizar dinheiro com gasolina ou diesel ou álcool? Um veículo híbrido poderá ter o mesmo consumo no álcool e na gasolina? Mesmo uma pessoa com menos conhecimentos sobre veículos é relativamente fácil compreender que líquidos com composições diferentes poderão ter condições de evaporação diferentes no calor.

Dica 1: Transporte público x veículo

Você deve avaliar quais os gastos mensais do seu veículo para usá-lo na ida e volta do trabalho todos os dias. Lembre-se que mesmo o caso do carro zero, há custos envolvidos na manutenção. Quanto mais usar o veículo, mais serviços de manutenção deverá realizar para suprir os desgastes do uso.

Avalie se usar um transporte alternativo ou até mesmo se pegar carona, se sairá mais barato do que retirar o carro da garagem todos os dias. Há locais mais distantes nas grandes cidades, onde o trânsito costuma ser caótico e, por isso, às vezes dirigir pode se tornar mais dispendioso, além disso, pode ser mais estressante.

Por isso, algumas pessoas avaliam o custo-benefício de residir próximo ao metrô, pois embora, de uma forma geral, seja afastado dos locais com muito verde tem a vantagem de estar próximo a um tipo de transporte mais rápido.

Hoje também é comum o uso de ônibus dos condomínios onde alguns usam este recurso para aproveitar o trajeto realizando uma boa leitura de algum livro ou jornal, ou até mesmo assistindo algum vídeo interessante.

Há também a possibilidade de variar e usar o veículo em alguns dias e o transporte público em outros dias.

Por isso, todas essas alternativas devem ser analisadas no papel e avalie os benefícios e os custos de cada opção antes de decidir qual o melhor transporte a ser usado.

Dica 2: Escolha do veículo

Como economizar dinheiro com combustível 1

Veículos maiores consomem mais combustível por serem mais pesados e veículos menores pesam menos e por isso necessitam de menos energia para locomoção. Por isso, de uma forma geral, os veículos menores consomem menos combustível que os maiores.

Dica 3: Manutenção do veículo

Os veículos que são usados com mais frequência deverão passar por manutenções com mais regularidade, por isso, quando usado com pneus baixos ou gastos ou em quaisquer outras condições inadequadas, provavelmente terá sua eficiência reduzida e consequentemente maior gasto de combustível. Estima-se que em torno de 20% dos gastos de combustível se devem ao estado precário dos pneus, por isso, siga as instruções do fabricante para uma boa eficiência do veículo.

Por isso, se você é daquelas pessoas que dizem: ah vou usar o carro até ele parar de funcionar porque não quero perder ou dinheiro tempo com manutenção, você provavelmente já estará perdendo dinheiro, pois além dos gastos de combustível serem mais altos, há o problema que se não solucionado a tempo poderá impactar em outros defeitos.

Dica 4: Escolha o trajeto com menos sinais e mantenha uma velocidade constante

Os trajetos mais livres ou com menos sinais é a melhor opção, pois usar o freio ao parar e seguir com os sinais gasta-se mais combustível. Mas não só neste caso, pois engana-se quem pensa que estar dirigindo a uma velocidade alta, que não estará gastando.

Avalie o ponto em que seu veículo pode alcançar maior eficiência na estrada, em termos de velocidade, pois esta informação irá depender do tipo de veículo e mantenha constante para evitar gastos mais elevados de combustível.

É muito comum devido ao estresse das grandes cidades, que um condutor embora tenha visto que o sinal esteja fechado para ele, mesmo assim acelera para frear bruscamente pouco antes da faixa, neste caso não é uma boa decisão em termos de consumo, quando o correto seria deixar a velocidade ser reduzida aos poucos até parar antes da faixa.

Lembre-se de evitar arrancadas e freadas bruscas, pois poderá pesar ainda mais no seu bolso!

Dica 5: Evite a troca errada de marchas

Algumas pessoas deixam de trocar a marcha simplesmente por descaso e, por isso, somente trocam quando já soa o aviso há um tempo. Trocar a marcha muito antes ou muito depois da velocidade certa geram gastos maiores de combustível, por isso, fique atento a mudança de marcha no tempo certo.

Dica 6: Mantenha o veículo estacionado em locais mais frescos e longe do sol

Os veículos em locais mais quentes e expostos ao sol, certamente gastarão mais combustível, pois estes irão passar mais rápido pelo processo de evaporação. Além disso lembre-se que ao entrar em um veículo que estava no sol, você precisará ligar o ar condicionado e, por isso, gastará mais energia para deixar o ambiente mais fresco e certamente gastará mais combustível.

Aprendeu como economizar dinheiro com combustível? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário.

Leia também: Como economizar no seguro do carro?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

4 Comentários


  1. Discordo apenas do fato de que carros maiores consomem mais combustível, depende do tipo de motor e do tipo de combustível. Veja só os carros a Diesel, que consomem mais ou menos o que um carro 1.0 e mesmo com o ar-condicionado ligado o consumo se mantém.

    Responder

    1. Fernando,

      Perfeita a sua colocação e obrigada pela contribuição!

      Mas me referia a um tipo de comparação em que dois veículos de tamanhos diferentes usando o mesmo tipo de combustível, neste caso, o mais pesado irá dispender mais energia para locomoção (e de uma forma geral costuma ser os veículos maiores) e o mais leve menos energia e, por isso, menos combustível. Isso não é regra geral, mas é o que acontece em muitos casos.

      Sucesso e abraços,

      Cristiane Gouget

      Responder

  2. Muito boa a matéria!
    Além dos pneus estarem em bom estado, também devem estar bem calibrados. Pneus murchos são uma das principais razões do aumento do consumo de combustível do veículo.
    Os vidros também, quando abertos, aumentam o arrasto aerodinâmico e, consequentemente, o consumo, sendo o segundo maior responsável pelo consumo maior, atrás dos pneus.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =