Aprenda Como Economizar Dinheiro com Leilão

livre-se das dívidas e realize seus sonhosRecentemente na mídia, você deve ter ouvido que bens de algumas personalidades serão leiloados. Mas será que bens móveis ou imóveis em leilão vale a pena?

Pode valer a pena sim, mas há algumas orientações a serem seguidas para economizar dinheiro.

Se você nunca participou de um leilão, pelo menos já deve ter visto em filmes, o famoso leilão tradicional.

Como economizar dinheiro com leilão?

Porém desde a década de 90, outro tipo de leilão está aumentando pela Internet: o leilão eletrônico. O ebay é um exemplo e você deve ter participado de um, certo? Se nunca participou, vale a experiência, até mesmo por que a tendência é cada vez estar mais presente na Internet.

Nos leilões eletrônicos pode-se vender de tudo, desde itens pequenos como livros, roupas, eletrodomésticos e móveis, e até mesmo maiores como: carros ou até mesmo imóveis.

Normalmente os bens móveis não possuem garantia e o transporte fica por conta de quem está arrematando o produto, por isso, fique sempre atento na avaliação desses custos adicionais.

No meu ponto de vista a grande vantagem dos leilões eletrônicos é a conveniência de realizar tudo pela Internet, sem enfrentar as grandes dificuldades de deslocamento e trânsito, principalmente nas grandes cidades. Há também o leilão on-line, onde diferentemente do leilão eletrônico, não há tempo definido para realização da venda.

Outra vantagem é que poderá participar de leilões no mundo todo. Uma desvantagem é que deverá avaliar bem antes de adquirir algo e, para isso, o site deverá possuir várias imagens do que pretender leiloar para avaliar bem o estado do produto antes de adquirir ele.

Nos leilões eletrônicos participam vários vendedores e caso queira conhecer mais a respeito da reputação do vendedor, onde consta o produto que tem interesse em adquirir, pesquise os comentários ou referências de licitantes que compraram anteriormente com ele.

Cada vendedor terá formas de pagamentos que podem ser diferentes dos demais e, por isso, verifique se o vendedor aceita suas alternativas para efetuar pagamentos.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Leilões mais conhecidos

1 – Leilão eletrônico da Receita Federal

É o meio que a Receita Federal utiliza para vender mercadorias apreendidas ou abandonadas. Vale lembrar que nesses leilões, a Receita Federal não vende somente itens como jóias, quadros, etc. mas também há leilão de carros, dentre outros itens. Realize seu cadastro na página da Receita Federal e veja quais os itens estão sendo leiloados no momento.

2 – Leilões de instituições financeiras

Não é raro a compra de imóveis com bom preço por meio do Leilão da Caixa Econômica Federal, dentre outros.

Vale lembrar que existem cuidados essenciais com a escolha do imóvel a ser adquirido em leilão por meio dos bancos e a principal delas se trata da documentação do imóvel e se está ocupado.

Opte sempre por imóveis que estejam desocupados, pois a dor de cabeça é menor. O ideal é que use os serviços de um advogado especializado no assunto para verificar todos os documentos do imóvel.

Lembre-se que os bancos também realizam leilões de carros e verifique quais os cuidados necessários antes de efetuar uma compra.

3 – Leiloeiros oficiais

Os leiloeiros oficiais possuem cadastro na junta comercial do seu Estado.

No caso da aquisição de veículos, você poderá adquirir no Detran do seu Estado ou por leiloeiros oficiais, mas lembre-se que há seguradoras que dificultam um pouco o processo de seguro para veículos adquiridos em leilão.

Você já adquiriu algum bem móvel ou imóvel em leilão? Pesquisou antes de comprar? Compartilhe sua experiência e deixe seus comentários!

Leia também: como começar a economizar?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =