Aprenda Como Economizar Dinheiro com Roupas

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê gasta muito todo mês e já percebeu que a maior parte dos seus gastos estão relacionados a roupas, pois está sempre muito preocupado em usar as roupas das marcas mais conhecidas para estar sempre na moda?

Você abre seu guarda-roupas e já não tem mais onde colocar tanta roupa e a cada peça comprada, se arrepende pois tinha uma semelhante e não precisava ter gasto mais uma peça, mesmo estando em promoção?

A história é quase sempre a mesma: bate um sentimento de arrependimento porque você acabou agindo de maneira impulsiva quando passou por uma loja e não pensou duas vezes antes de comprar algo e nem parou para pensar se tinha algo semelhante em seu armário.

Então, o que acha de aprender algumas dicas de ouro para aprender como economizar dinheiro com roupas e a partir de hoje programar sua mente para realizar um tipo de consumo inteligente conhecido como consumo consciente?

Como economizar dinheiro com roupas?

como economizar dinheiro com roupas

Será que aprender como economizar dinheiro com roupas é saber comprar somente na promoção? Será que não há outros aspectos também importantes a serem considerados? Uma palavra que está cada vez mais em alta é o consumo consciente. Mas o que seria esta expressão?

Já percebeu que na mídia encontramos quase todas as semanas um caso de famílias que ficaram “1 ano sem comprar nada” ou “1 ano somente consumindo o que produz”, etc. Mas qual o objetivo destas famílias? Somente se destacar na mídia? Ou ensinar a seus filhos e serem exemplos para as futuras gerações de que é possível se viver bem sem gastar muito ou sem consumir em excesso?

Dica 1: Realize seu controle financeiro.

Se você já acompanha os artigos do Guarde Dinheiro, lembra por onde começamos qualquer ação antes de pensar em pagar as dívidas ou aprender como economizar dinheiro? Sempre começamos pela planilha financeira, certo?

Mas por quê? Por que é necessário se organizar antes de qualquer coisa. Então, realize seu controle financeiro, pois assim saberá quais as despesas que tem mensais e, até mesmo se poderá comprar uma roupa e para saber qual será a melhor forma de pagamento para você.

Dependendo do valor que você tiver disponível para realizar a compra, você poderá decidir se comprará à vista, e neste caso quando houver um desconto, ou a prazo.

Lembre-se cuidado com o uso do cartão de crédito! É uma tentação muito grande para quem não consegue sair das dívidas. Por isso, analise bem se poderá realizar o pagamento parcelado, caso a loja não conceda descontos por pagamentos à vista e registre essa despesa para não esquecer do valor do parcelamento.

Há pessoas que compram tantas roupas todos os meses e com parcelamentos de valores tão baixos, mas no final das contas são tantos parcelados com valores pequenos que somando tudo já compromete um valor considerável do salário. Por isso, reflita e avalie muito bem antes de realizar gastos desnecessários para não se arrepender depois da compra realizada.

Dica 2: Organize seu guarda-roupas.

Então da mesma forma que deve organizar suas finanças pessoais, você deve aplicar essa mesma organização ao pensar em como economizar dinheiro com roupas, ou seja, antes de qualquer coisa você deve pensar em organizar seu guarda-roupas.

Por que na maioria dos casos as pessoas não sabem quais as roupas que tem e, por isso, muitos compram algo que já tinha outra roupa semelhante, pelo simples motivo que já não lembrava mais de tudo o que tinha dentro do seu armário.

A dica é arrumar seu guarda-roupas e experimentar tudo o que tem para ver se ainda cabe em você ou até mesmo para ver todas as combinações que poderá realizar para os mais diversos eventos.

Isso também pode ser visualizado em outros exemplos de artigos no blog onde cito como economizar dinheiro no supermercado e explico que antes de realizar a lista de compras é necessário saber o que tem na geladeira.

Dica 3: Compre somente o necessário

Infelizmente somos induzidos pelas propagandas a aproveitar excelentes oportunidades de promoções. É uma excelente sacada quando você já organizou seu guarda-roupas e sabe do que realmente precisa e compra isso na promoção.

Do contrário cuidado para não comprar algo que não está precisando para se endividar ainda mais. Por isso, comprar algo em promoção nem sempre é uma excelente opção.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Dica 4: Andar na moda pode sair mais caro

Por que andar na moda pode sair mais caro? Por que há roupas que estão na moda e em alguns casos somente serão usadas agora e durante algumas décadas talvez não estarão na moda e você irá manter guardada até que um dia volte a moda. Opte sempre por peças que estão na moda, mas possam ser usadas em diversas ocasiões diferentes. Procure pensar sempre no futuro e pense em algo mais duradouro.

Um exemplo comum, neste caso, é o das gestantes. Normalmente escolhem roupas que possam ser usadas não só no período da gestação, mas durante a amamentação e quem sabe no dia a dia ou para outras gestações? As gestantes surpreendem a cada dia em suas escolhas, mas também você já viu qual o valor de roupas para gestantes? Geralmente são bem mais caras que os outros tipos de roupas.

E ainda para complementar seu conhecimento sobre o assunto, há filmes interessantes que retratam a que ponto pode-se chegar o excesso de consumo e como os apelos das propagandas podem incentivar elevados gastos com modas extremamente passageiras e por meio de dívidas nada passageiras. Um exemplo disso é o filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

Então em resumo, a regra é antes de pensar em comprar algo devido a moda, verifique o preço se está muito mais caro devido a tendência do momento e analise bem antes de comprar se realmente isso será algo necessário e até mesmo se poderá ser usado em outras ocasiões.

Dica 5: Pesquise muito antes de comprar algo

Quase sempre quando pesquisa algo que deseja comprar, você poderá encontrar por um preço bem mais acessível em outra loja ou até mesmo pela Internet. Então, se deseja economizar dinheiro, a regra é pesquisar antes de comprar!

Dica 6: Cuidado com os acessórios

Normalmente ao se comprar as roupas que precisa, outro gasto adicional costuma ser com os acessórios. Então, qual bolsa combinar com aquela roupa ou qual sapato que combina com aquela cor de vestido que acabou de comprar?

Uma dica de ouro que algumas mulheres talvez não saibam é que hoje em dia não se usa necessariamente todos os acessórios exatamente na mesma cor que uma determinada roupa.

Mas isso significa que se eu quiser usar um sapato preto, roupas e demais acessórios da mesma cor, não estarei na moda? Não é isso!

Simplesmente significa que hoje temos mais flexibilidade e se usar uma roupa azul claro, não há mais necessidade de ter os acessórios na mesma cor e poderá usar uma cor neutra para combinar. Isso é ótimo, pois ajuda a evitar mais gastos.

Dica 7: Realize compras inteligentes

É comum existirem pessoas famosos 8 ou 80 onde só compram algo quando é extremamente barato, porque desejam economizar ao máximo, mas também há casos das pessoas que dizem que tudo que é barato é de péssima qualidade e, por isso, só compram quando o preço está mais caro porque acha que tem a ver com a qualidade.

Você acha que tudo que é caro tem qualidade? Já aconteceu com você de comprar um sapato ou roupa cara e depois não durar nada?

Então, não podemos afirmar que sempre existirá uma relação de preço com qualidade. Por que falo isso? Por que às vezes o lojista quer vender as últimas peças do estoque para renovar o estoque para a próxima estação e você poderá encontrar peças excelentes que poderá ainda usar por bastante tempo.

Bom, sobre a questão do tempo, lembre-se sempre que deve verificar não só o preço, mas a qualidade daquilo que está comprando. Vamos supor que comprou algo com um tecido que claramente percebe que não irá durar mais que umas 2 lavadas, então se será algo quase que descartável, então o preço mesmo sendo barato pode estar sendo caro, entende?

Então, a regra é avaliar o preço, depois a qualidade para analisar o custo-benefício se valerá a pena.

Dica 8: Alugar ou comprar roupas?

Se você está precisando de uma roupa para um evento em específico, avalie a possibilidade de alugar a roupa, pois dependendo do valor pode valer a pena.

O aluguel de roupas é mais comum nos casos de vestidos ou ternos para festas de casamento, mas há pessoas que optam às vezes por comprar a roupa, devido ao preço elevado de alguns lojistas para o aluguel, e resolvem vender em seguida ou até mesmo usar futuramente em outro evento social.

Neste último caso, se planejar usar em algum evento futuro, pense em comprar roupas com um estilo que possa ser usado em outros casamentos ou outras festas sociais.

Dica 9: Como vender roupas usadas?

como economizar dinheiro com roupas usadas

Você deve ter várias roupas usadas que estão largadas lá no final do seu guarda-roupas e nunca usa porque simplesmente enjoou delas. Mas já pensou em vender roupas usadas? Você pode estar se perguntando: como assim vender?

É que infelizmente estamos habituados a doar tudo. Não sei se já observou, mas é muito comum assistir em filmes americanos que colocam tudo a venda e é comum usarem um espaço específico para isso, como uma garagem, etc.

Aqui no Brasil, já é muito comum comprar roupas usadas ou até mesmo vender pela Internet. São os famosos brechó online. Há vários brechós conceituados e se você acha ruim comprar roupas usadas, já usou alguma roupa alugada? Inclusive há brechós de luxo que vendem roupas de grife e semi-novas ou usadas.

Então, se está precisando de roupas novas, o que acha de vender suas roupas usadas e que não gosta mais pela Internet? Se você pensa em não usar mais e acabaria doando, pode ser uma excelente alternativa para economizar dinheiro e conseguir comprar uma outra roupa.

Já pensou em comprar uma roupa usada em um brechó online de luxo, por exemplo, onde encontrará roupas belíssimas pela metade do preço normal? Vale a pena pesquisar, somente tenha cuidado com uma dica já fornecida por muitos profissionais especializados nesse tipo de negócio: fique atento aos preços muito baratos mesmo, pois a peça pode estar danificada.

E você sabe como economizar dinheiro com roupas? Usa alguma dica diferente no seu dia a dia? Deixe seus comentários!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =