Dicas Fabulosas para Economizar Dinheiro com Festa Infantil

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê tem filhos pequenos que sempre pedem festa de aniversário? Você quase sempre acaba fazendo 2 festas: uma em casa para os familiares e outra na escola para agradar seus filhos?

Ou você não tem tempo e não quer trabalho e quase sempre opta por fazer festas em casa de festa?

Optar pelo mais prático e com economia de tempo, quase sempre é a opção mais cara e, por isso, reuni algumas dicas essenciais para quem deseja aprender a economizar mais em festas infantis.

Como economizar dinheiro em festa infantil?

Se você tem filhos pequenos sabe como eles conseguem nos pedir algo, com muito jeitinho e com excelentes argumentos, pois afinal esta geração está muito mais antenada em termos de tecnologia ou em quantidade de informações que a geração passada!

Mas nem sempre ceder de primeira as exigências dos pequenos é algo positivo, pois é necessário antes de tudo, analisar as finanças do casal para saber qual o valor que poderá ser gasto em uma festa infantil.

Pense que quase sempre dizer não é educar e principalmente na educação financeira infantil, pois os pequenos ainda não possuem muita noção de valor e cabe aos pais ensinar sobre este assunto.

Mas quais são as principais dicas de economia em festas infantis?

Dica 1: Defina o valor máximo que irá gastar na festa.

como economizar dinheiro em festa infantil

Realizar festas pode ser algo muito caro quando não se tem controle nos gastos e por isso recomenda-se que realize o controle financeiro familiar para em seguida analisar o quanto poderá gastar na festa.

Lembre-se que o valor máximo que poderá gastar é o seu limite e por isso, tente gastar menos do que este valor. Negocie sempre para obter bons descontos e assim conseguirá economizar ainda mais.

Dica 2: Festa em casa, na escola ou em casa de festa?

Quase sempre fazer a festa em casa ou no play do seu prédio é bem mais barato do que realizar uma festa em casa de festa. Há pessoas que dizem: ah, mas fico tão cansada! Ou algo do tipo: ah, mas não tenho tempo para preparar uma festa em casa e por isso prefiro pagar!

Perfeito, se você tiver condições de pagar ótimo, mas o que acontece em muitos casos é o casal estar endividado e se ficar ainda mais no vermelho devido a festas para seus filhos, por isso, analise muito bem se poderá pagar uma despesa mais alta.

Analise alguns aspectos para avaliar a melhor opção em termos de custo-benefício: há prédios que paga um valor de digamos R$ 200,00 pelo aluguel do salão onde limparão antes e depois e por isso você ficará com a atribuição de organizar a festa. Então não terá que limpar o local, mas terá que gastar dinheiro com decoração e a alimentação dos convidados. Avalie a hipótese de fazer a decoração por conta própria ou comprar em um local com preço mais acessível.

Há casos em que os pequenos preferem que a festinha seja na escola. Se seu filho optar por isso ótimo, mas cuidado para não fazer uma festa em casa para os parentes e outra na escola, pois poderá sair mais caro. A festinha que realizar na escola, compre os itens que precisará com antecedência e comece a preparar aos poucos se você nunca tem tempo para isso. Se tiver que comprar opte sempre por comprar pensando no valor limite que poderá gastar.

Hoje em dia há também animadores que realizam festinhas em escolas e avalie se o preço irá compensar. Normalmente se você comprar tudo e souber pesquisar e realizar por conta própria a festinha que fizer na escola sairá mais barata que pagar alguém para realizar a festinha lá.

Lembre-se que quase sempre realizar as festinhas por conta própria sai mais barato que pagar um local ou alguém para fazer por você, mas se ainda sim desejar pagar, sempre realize uma pesquisa de valores e procure pagar à vista para obter um desconto ainda maior.

Dica 3: O planejamento é fundamental!

Como economizar dinheiro em festa infantil 1

Lembre-se que chamar todos os parentes, vizinhos e amigos pode se tornar muito caro. Por isso, pense muito bem na lista de convidados. Se realizar uma festa em casa de festa, provavelmente pagará por pessoa e por isso se chamar todo mundo provavelmente a festa sairá muito cara, por isso, limite a quantidade de convidados que planeja chamar para a festinha.

Se for realizar a festinha em casa, não é necessário enviar convites para todos. Hoje muitos usam o Facebook ou outras mídias sociais para convidar para festas. Entregue os convites somente para quem não acessa as redes sociais e você viu que ainda não confirmou a participação na festa.

Cuidado com as decorações temáticas! Se você for realizar a festinha em casa, analise muito bem os itens que irá comprar de decoração e pense em alternativas para a festa. Nos últimos anos o desenho Frozen foi a sensação das crianças e por isso muitas meninas somente pediam festas nesse tema. Se você pensar em comprar desde os copinhos até o painel do Frozen sua despesa poderá sair muito mais alta, pois os lojistas sabem o que as crianças mais gostam e os preços costumam ser mais altos.

A solução neste caso é tentar conversar com a criança para escolher algo que não esteja tão na moda, mas seja igualmente lindo e assim conseguirá realizar uma boa economia. caso a criança insista que deseja realizar a festa no tema da moda, busque alternativas mais baratas como somente o painel e os copinhos e pratinhos, mas a toalha de mesa em um tom de azul ao invés de ser também no tema, etc.

Atenção para não levar a criança junto quando decidir comprar os itens da festa, pois a criança normalmente pedirá tudo no tema de sua festa e até mesmo bolas de gás decoradas e talvez não consiga ceder aos apelos de seu filho, por isso, vá sozinho para pesquisar com calma os valores e as opções mais econômicas.

E quanto aos brindes? Muitos pais hoje em dia optam por comprar revistas para colorir e lápis e esta é uma excelente opção ao invés das famosas guloseimas, pois afinal os baixinhos já irão comer muitos doces na festa! Estipule um valor máximo que irá gastar com os brindes porque normalmente é um dos fatores de um descontrole dos gastos.

E você? Já conhecia estas dicas? Deseja acrescentar alguma sugestão na lista? Deixe seus comentários.

Leia também: Como economizar ao comprar roupas?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + nove =