Como Economizar Dinheiro Fazendo Faculdade?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosSe você está começando os estudos agora na universidade, talvez ainda não conheça algumas dicas essenciais para começar a guardar dinheiro desde jovem.

Na realidade muitos ainda não conhecem estas orientações básicas por que dentro da própria faculdade há disponível informações, mas geralmente estar ainda estudando há pouco tempo ou devido a correria do dia a dia não tem tempo de saber quais os benefícios adicionais poderá obter na instituição.

Como economizar dinheiro fazendo faculdade?

O período da faculdade costuma ser de gastos elevados e a preocupação de muitos universitários é aprender como economizar dinheiro na faculdade em uma fase da vida que normalmente os gastos são mais elevados.

Existem algumas dicas que poderão ajudar bastante para prevenir os gastos desnecessários que são comuns aos universitários que começaram agora na faculdade.

Então, vamos lá?

Dica 1: Como economizar dinheiro nos livros?

Se você é universitário e está iniciando pela primeira vez seus estudos, deve estar super empolgado com tantas novidades!

Os professores nas primeiras aulas costumam se apresentar e disponibilizar a bibliografia que será utilizada na sua disciplina. Você provavelmente não será diferente de ninguém e irá analisar todos os livros que estão sendo recomendados. Irá bater aquela vontade de montar a sua biblioteca particular com todos os livros recomendados.

Mas qual a dica importante em relação aos livros? Procure avaliar muito bem a necessidade de comprá-los. É comum os alunos comprarem vários livros de cada disciplina e quando o professor de outra disciplina pede para compra outro livro, o dinheiro já acabou comprando todos os livros recomendados da matéria anterior!

Quem está iniciando na universidade ainda não sabe exatamente quais os livros que serão primordiais e deverá comprar. Recomendo que, até adquirir um conhecimento mais apurado dos assuntos e mais experiência na disciplina, pegue os livros na biblioteca.

Há alunos que pegam sempre na biblioteca com o intuito de economizar e até mesmo para aumentar seu conhecimento por meio de outros livros disponíveis para emprestar.

Mas por que falo isso? Por que recordo do período de faculdade que o professor disponibilizava 3 bibliografias diferentes para o aluno escolher o livro com a linguagem que tivesse mais familiaridade. Por isso, antes de comprar (se desejar muito adquirir) procure pegar na biblioteca para avaliar se realmente é interessante comprar.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Há também alunos que optam por tirar cópia dos capítulos que serão abordados, no caso de serem alguns capítulos de alguns livros.

E por último, se desejar mesmo comprar, procure pesquisa bastante na Internet que é muito provável que encontre preços melhores do que nas livrarias em shoppings.

Leia também: Como economizar dinheiro nas compras pela Internet

Dica 2: Estude para obter boas notas.

Muitos que estão iniciando agora na universidade não conhecem esta dica, mas não porque estas informações ficam indisponíveis, mas por que realmente é muita informação nova. Então, procure ter sempre boas notas, pois isso poderá abrir várias portas para atuar dentro da própria universidade dando aula futuramente e complementando sua renda ou, até mesmo para conseguir um bom estágio.

Mas por que esta dica?

Para conseguir uma bolsa de estudo! Você sabia que há tipos diferentes de bolsas de estudo para quem é aluno de uma universidade particular e até mesmo na universidade pública?

Então para aqueles que dizem que nunca estudaram em uma universidade pública por que não tem dinheiro para se manter, isso pode ser uma desculpa ou desconhecimento dessas alternativas para se obter uma renda extra.

Nas universidades públicas há bolsas de monitoria e de iniciação científica. Cada bolsa costuma ter um valor diferente e é atribuída ao aluno de acordo com o mérito no desempenho em seus estudos. Os premiados normalmente são os alunos com as melhores notas.

Bom, confesso que estudei em uma universidade pública e nunca esqueço que um dia a professor de uma matéria comunicou a todos os alunos durante a aula que as 2 maiores notas em sua disciplina seriam oferecidas 2 bolsas de monitoria: uma para cada aluno.

Estudei bastante e não foi nem para obter a bolsa, mas porque não queria ser reprovada e ao mesmo tempo queria fazer o meu melhor para ser uma boa aluna.

No final fiquei surpresa porque em uma turma de quase 70 alunos, fiquei em segundo lugar e consegui a bolsa. Esse foi o pontapé inicial para no semestre seguinte conseguir outra bolsa e desta vez com remuneração maior: bolsa de iniciação científica.

Só para que você tenha uma ideia, na época a bolsa de iniciação científica tinha o valor muito próximo ao valor do salário-mínimo. Ajuda, não é?

Mas não é só isso. As boas notas geralmente são atrativos para conseguir os melhores estágios.

Se você estuda em uma universidade particular, também há bolsa de monitoria e se obtiver boas notas poderá lecionar no período fora do seu horário de trabalho, assim que concluir a faculdade.

Dica 3: Como economizar dinheiro na passagem.

Outra dica importante é você pensar em economizar dinheiro na passagem. Hoje em dia o trânsito está caótico nas grandes cidades e sair do trabalho e pegar uma condução para chegar na faculdade gasta-se mais dinheiro e às vezes toma muito tempo.

Há casos de alunos que trabalham próximo a faculdade que estudam e, neste caso, que tal andar ao invés de pegar a condução? Muitos nessa época reclamam da falta de dinheiro e tempo para fazer a academia de ginástica e andar até a faculdade, pode ser uma boa alternativa para economizar e, além disso, aumentar sua saúde!

Dica 4: Como economizar dinheiro no lanche.

Se você mora sozinho ou com os pais há mais uma dica útil de como economizar dinheiro no lanche. Você poderá comprar lanches rápidos em locais mais baratos, antes de ir para a faculdade ou simplesmente levar lanches rápidos como frutas ou biscoitos que poderão ser comprados no supermercado.

Um sanduíche natural preparado em casa poderá ser bem mais barato do que se comprar próximo a faculdade. São pequenas economias como estas que fazem toda a diferença no final do mês. Experimente calcular a economia anual que poderá resultar essa redução nos gastos, pois garanto que ficará surpreso com o valor total que conseguirá economizar.

E você? Quais as dicas que usa no seu dia a dia para economizar dinheiro na faculdade? Deixe seus comentários!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 14 =