Como Economizar Dinheiro na Compra de Carro Usado?


livre-se das dívidas e realize seus sonhosO grande sonho da maioria dos brasileiros, assim que iniciam no mercado de trabalho, antes mesmo de adquirir um imóvel, ou a independência financeira, é a aquisição de um veículo. Mas quais os principais cuidados antes de decidir por algum carro?

Alguns fatores devem ser analisados antes de comprar um carro, a fim de evitar dores de cabeça, e principalmente pagamentos de prestações com juros altos.

Como economizar dinheiro na compra de carro usado?

Dica 1: Compra à vista ou parcelado?

Se você conseguiu economizar dinheiro para efetuar o pagamento à vista, na maioria das vezes é uma ótima oportunidade para ter um poder de barganha maior e conseguir um excelente preço pelo carro que deseja. Se faltar pouco para completar o valor total à vista, você poderá negociar para parcelar o restante sem juros, e ainda negociar por um bom desconto devido a compra ser quase toda à vista.

Se você não tiver como aguardar para realizar a compra à vista, e realmente desejar adquirir um veículo, escolha a melhor taxa de juros para economizar dinheiro por meio de uma taxa mais barata.

Leia também: É possível comprar carro sem dinheiro?

como economizar dinheiro na compra de carro usado

Dica 2: Carro com mais liquidez.

Na realidade embora a compra de veículo não seja um investimento, costumo usar a expressão “liquidez” para uma possível venda mais rápida. Um exemplo, um amigo há uns 8 anos, comprou um carro da marca Peugeot.

Ele achava o carro muito bonito, mas precisou vender o carro para aumentar o valor da entrada na compra de um imóvel. O que aconteceu?

Ele descobriu que ninguém queria comprar o carro por uma série de motivos, e alguns deles era que a manutenção tinha um valor alto e teve que vender por um preço muito inferior ao que comprou.

Então, pesquise em revistas especializadas quais os carros que ninguém quer, ou quais os veículos que todo mundo deseja e assim aprenderá qual carro tem mais liquidez.

Dica 3: Comprar por particular, agência ou concessionária?

Há pessoas que somente compram em concessionárias e sequer compram em agências. Mas comprar diretamente com o proprietário pode ter muitas vantagens a começar pelo preço. Algumas pessoas optam por comprar carros de amigos ou parentes, pois já conhecem a pessoa e sabem os cuidados que tem com o carro.

Mas atenção, não é por que é o amigo a te vender o carro que não deverá pesquisar preço e até mesmo testá-lo!

Claro que sempre deve testar o carro e principalmente se comprar de um particular por meio de anúncio. Neste caso, recomenda-se não só que você mesmo teste, mas também leve com você um mecânico de confiança.

Claro que se comprar de uma pessoa jurídica poderá ter vantagens como a garantia de resolução de algum problema que surja caso o carro apresente defeitos, mas também poderá pagar mais caro por isso.

Nem sempre por ser pessoa jurídica é vantagem por que há casos de agências e concessionárias que apresentam problemas, por isso, verifique sempre as referências de onde pretende comprar no próprio Reclame Aqui ou até mesmo em outros órgãos de defesa do consumidor.

Até mesmo na Internet busque por termos como: “informações sobre a agência x” ou “cuidado com a agência x” etc.

A garantia oferecida pela compra de um veículo através de uma pessoa jurídica certamente é o fator que mais pesa, depois do preço, pois caso ocorra algum problema terá com quem reclamar judicialmente oferecendo mais segurança.

Uma ideia interessante é tentar saber se a loja cobrirá o preço da pessoa que irá comprar o carro. Vamos supor que seu amigo esteja vendendo por R$ 60.000 e este mesmo carro e ano, encontrou em uma concessionária por R$ 65.000, como nunca deve aceitar o preço que a concessionária oferece, quem sabe se não consegue um desconto para obter o mesmo valor do amigo?

Dica 4: Documentos e condições do veículo.

Sempre é bom verificar se existem multas não pagas para o veículo e no caso de comprar diretamente com o proprietário verifique se não há ainda financiamentos em aberto.

Verifique se o carro já não sofreu algum problema devido a enchentes, batidas sérias, etc.

Hoje há diversos sites em que se explica quais os cuidados que deverá ter antes de se adquirir um carro, por isso, não deixe de pesquisar.

O interessante que aprende-se que deve ser verificado a quilometragem do carro, mas cuidado para as quilometragens muito baixas e desconfie por que pode ter sido adulterada.

Dica 5: Seguro e manutenção.

Lembre-se sempre de pesquisar o valor do seguro e manutenção do carro que deseja adquirir por que poderá sem dúvida ser uma excelente economia, se conseguir um veículo que atenda esses requisitos.

Leia também: Como economizar no seguro do carro?

Você teve algum problema na aquisição do seu veículo? Conseguiu um bom preço? Deixe seu comentário.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 7 =