Como Economizar Dinheiro na Compra de Livros?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosSe você é estudante sabe que o valor dos livros pode pesar e muito no orçamento familiar. Se você não estuda, mas seus filhos estão na escola sabe que a variação de preços é enorme em locais diferentes.

Há situações até em que os livros podem ser emprestados de uma biblioteca, etc. e isso é mais comum no caso dos estudantes universitários. Porém nos demais casos, a criança ou o adolescente deve ter os livros para levar em sala de aula e realizar as atividades diárias.

Como economizar dinheiro na compra de livros?

Antes de qualquer coisa é necessário se perguntar se os livros serão realmente úteis para você. Mas por que isso? Por que principalmente no caso dos estudantes universitários, é muito comum os professores logo nos primeiros dias de cada matéria distribuírem extensas bibliografias para estudo e o aluno fica tentado a comprar todos os livros abordados em cada disciplina.

Por isso, é importante sempre lembrar das seguintes dicas:

1 – Se tiver sem dinheiro, pegue o livro emprestado na biblioteca.

como economizar dinheiro na compra de livros

Para abordar esse assunto, conto uma história que vivenciei há muitos anos com um colega da época de pŕé-vestibular em que o seu sonho era passar para a faculdade de medicina.

Ele era muito pobre mesmo e sempre abordava as dificuldades com alegria, pois sabia que a força de vontade e a sua dedicação seriam peças fundamentais para superar qualquer obstáculo.

Costumavam dizer que ser estudante de medicina, odontologia ou nutrição eram cursos de elite, onde a dificuldade não era só passar para uma universidade pública, mas manter os elevados custos com livros, transporte, etc.

Mas por que falo isso? Por que ele tinha metas e não se deixava abalar por qualquer dificuldade e me recordo que para passar, ele já tinha ido algumas vezes conhecer a universidade e para realmente se sentir aluno de lá e, por isso, conseguir mais empolgação para estudar e ser aprovado.

Ele obteve aprovação logo na primeira tentativa e me recordo que uma vez fiz a seguinte pergunta: “como você faz para bancar seus estudos e comprar os livros de medicina que são caros?” Ele simplesmente respondeu: “pego emprestado na biblioteca e quando não posso levar para casa, estudo lá mesmo e quando não tem jeito, tiro cópia do que é mais importante.”

Ele obteve as melhores notas no curso de medicina logo nos primeiros semestres conseguindo uma bolsa de monitoria para bancar seus estudos para os próximos semestres, por isso, se você não tem dinheiro, não se endivide para comprar os livros. Pegue na biblioteca.

2 – Se estiver sem dinheiro, troque seus livros no SEBO.

Você sabia que se tiver livros que não usa e nem gostaria mais de ter, você poderá ir no SEBO e vendê-los ou até mesmo trocar por outros livros? Nos SEBOS há livros em perfeito estado e muitos não sabem disso e a economia de preço pode ser muito boa.

3 – Pesquise o preço nos sites de comparação de preços e nas editoras.

Há excelentes opções de livros com preços mais baratos na Internet, seja no próprio site da editora quanto nos sites com comparação de preços como o Buscapé, Shopping UOL, etc.

Leia também: Como economizar dinheiro nas compras pela Internet?

4 – Pesquise em algum SEBO online.

Particularmente é uma excelente opção e que muitos ainda não usam devido ao preconceito de que o livro usado não estaria em bom estado e, por isso, prefere pagar valores que às vezes podem ser bem mais caros.

Quando você tem filhos, sabe como é elevado os gastos com livros. Ainda por cima quando a escola pede livros que você precisa para ontem e está esgotado em todos os lugares.

Por isso, os SEBOS online como Estante Virtual ou Livronauta que são excelentes opções para pesquisar preços de livros vendidos em todo o país.

Já comprei livros para a escola dos meus filhos em SEBOs online, em excelente estado de conservação e com excelentes preços.

Somente tenha cuidado para comprar o livro que esteja em bom estado de conservação e também com a descrição completa, se há marcas de uso, se há dedicatória, etc. Se tiver dúvidas, entre em contato com o proprietário do livro para saber mais informações e somente compre quando não tiver mais nenhum questionamento.

Mas se você pensa que nos SEBOs online somente poderá comprar livros está enganado.

Você nestas plataformas online poderá também vender os livros que estão ocupando espaço em sua casa e já não usa há muitos anos.

O grande segredo para realizar boas vendas é sempre ser sincero com o consumidor e retratar exatamente com está o estado de conservação dos livros que estiver pensando em vender.

O que achou das dicas? Tem mais alguma outra sugestão? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =