Como Economizar Dinheiro na Construção da Casa?


construir barato Você sabia que poderá economizar uma boa quantia somente realizando a construção de sua casa ao invés de já comprar pronta? Realmente contratar os profissionais que irão trabalhar na construção da casa pode ser uma dor de cabeça, mas certamente conseguirá economizar e ainda por cima conseguir uma construção dentro do que deseja e com materiais de mais qualidade.

Mas quais são as principais dicas a serem seguidas para realizar um bom planejamento financeiro na construção da casa?

Como economizar dinheiro na construção da casa?

Antes de pensar em construir sua casa, conforme ensinado no Guarde Dinheiro em vários outros artigos, a primeira ação a ser realizada é avaliar muito bem o quanto poderá gastar na construção da casa.

Mas por que falo isso? Por que é muito comum as pessoas se endividarem quando simplesmente pensavam que iriam economizar, mas realmente isso tinha de tudo para dar certo, mas ocorreu um único problema: acabou fazendo aquela famosa contabilidade mental, onde achava que o dinheiro iria dar e não se deu o trabalho de anotar nada e, por isso, se perdeu nas despesas.

Dica 1: Realize o Planejamento Financeiro

Como economizar dinheiro na construção da casa 1

Calcule o quanto poderá gastar na construção da casa. Planeje também no orçamento uma margem de 30% a mais para suprir imprevistos. Por que o que acontece na maioria dos casos, por mais que acompanhe a obra de vez em quando, os operários podem ter algum tipo de descuido ou cálculo errado no uso de algum produto e ocorrer perdas. Imprevistos podem acontecer e por mais que façamos cálculos. Por isso, se planeja gastar R$ 100.000,00 na obra, realize um planejamento de R$ 130.000,00.

Anote todas as despesas e tenha os comprovantes registrados. Mas por que falo isso? Por que para abatimento de imposto de renda com algum imóvel que, por exemplo, adquiriu e está fazendo melhorias, isso pode ser uma excelente opção para pagar menos imposto.

Dica 2: Projeto econômico

A economia pode ser realizada desde a escolha do terreno até a elaboração do projeto e construção da casa.

Você sabia que os terrenos planos são mais vantajosos do que os que possuem declives? Então não avalie a compra do terreno somente considerando o preço, pois comprar um terreno com declives poderá gastar uma boa quantia para uma construção que atenda ao declive.

Considere também avaliar a estrutura do terreno. Por que falo isso? Um amigo contou uma história em que há muitos anos quase comprou um terreno plano e seria perfeito em um condomínio maravilhoso, mas durante a visita uma pessoa alertou que alguns locais do terreno não poderia ser construído nada, pois passava um rio embaixo do terreno e poucos sabiam disso. Então, neste caso, tudo aparentemente parecia perfeito, mas poderia dar uma grande dor de cabeça depois a este colega, em termos de construção e aproveitamento do espaço do terreno.

Realize o projeto de sua casa com otimizações de espaço e é claro de iluminação natural, pois assim não gastará tanto em energia elétrica ou pense na instalação de painéis solares para aumentar sua economia.

Algumas pessoas alegam que o custo da implantação de painéis solares podem ser altos, mas lembre-se que embora no início seja mais alto, a médio ou longo prazo terá o valor recuperado e com a nova legislação em que permite aproveitar os créditos da energia gerada se tornam mais vantajoso ainda o seu uso.

Outro ponto muito comum é que o projeto deve ser realizado por profissional especializado, mas você mesmo não compreendendo muito bem a este respeito, pode e deve questionar tudo que está sendo projetado, pois afinal a casa está sendo realizada para atender a você e sua família. Por isso, questione a respeito das posições, tamanhos dos cômodos, etc. Às vezes pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na economia final no valor da construção, por isso, exerça seu direito de debater bastante sobre a construção.


construir baratoVocê já imaginou que espaços maiores podem exigir custos maiores em termos de limpeza e manutenção? Se observar cada vez mais no Brasil utiliza-se menos os serviços de empregada doméstica pelo elevado custo, por isso, a tendência é que as futuras gerações vivam em espaços cada vez menores até mesmo pelo aumento dos preços do metro quadrado.

Por isso, em algumas das grandes cidades aqui no Brasil e também em outros países já se falam em construções de 30, 45 ou 60 m².

Se as famílias brasileiras estão reduzindo o número de filhos e o m² está cada vez mais caro, a tendência é que realmente os espaços sejam menores.

Dica 3: Realize o orçamento da mão-de-obra

Pesquise indicações de bons profissionais para a construção da casa. Há opção também em contratar empresas que realizará este serviço com seus profissionais. A vantagem é que a obra nunca para até mesmo quando o operário estiver doente porque por se tratar de uma empresa o profissional poderá ser facilmente substituído.

Mas o detalhe importante é fazer vários orçamentos dentre empresas especializadas e direto com profissionais de confiança e avalie no papel o custo-benefício de cada orçamento. Lembre-se que nem sempre o orçamento mais barato é a melhor opção, mas também não podemos já descartar o orçamento mais baixo por ser duvidoso sem antes buscar boas referências do serviço.

Uma dica quando se tratar de qualquer uma destas opções é que realize os pagamentos em partes conforme a evolução da obra. Então, procure negociar o pagamento de um valor a cada etapa cumprida, pois assim poderá avaliar a qualidade do serviço prestado e bem como o cumprimento dos prazos.

Dica 4: Realize o orçamento dos materiais necessários

Procure comprar todos os materiais que irá precisar porque quanto mais comprar em quantidades maiores serão os descontos.

Outra dica interessante é que sempre busque comprar materiais fáceis de encontrar, um exemplo comum é que se comprar um piso que tenha pouquíssimas peças em estoque e se por acaso precisar mais e não encontrar, como terminará a obra?

Existe alguma dica que gostaria de acrescentar a lista? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 20 =