Dicas Essenciais para Economizar Dinheiro na Festa de Natal

Você já percebeu que desde meados de outubro as lojas já estão começando a divulgar as decorações de Natal? Se observar já vemos árvores de Natal a venda em vários lugares. Por isso, como ainda tem uns 2 meses pela frente, o ideal é pesquisar muito e evitar compras por impulso se desejar realmente economizar e evitar grandes gastos no final de ano.

As preocupações são quase sempre as mesmas como: cardápio de Natal ou até mesmo os tão badalados presentes de Natal. Mas costumo dizer que as compras de natal devem sempre estar muito bem acompanhadas do bom senso, porque não adianta nada fazer uma festança e começar o ano com diversas outras contas para pagar como IPVA, IPTU, etc. e já começar com dívidas.

Como economizar dinheiro na Festa de Natal?

como economizar dinheiro na festa de natal

No final de ano, os trabalhadores de carteira assinada recebem o 13º salário e, por isso, as comemorações de final de ano certamente são épocas de grandes alegrias, mas devem ser comemoradas com moderação no que se refere aos gastos.

Afinal a tentação é enorme de se dar belíssimos presentes e sair comprando presentes para todos os familiares. Por isso, analise antes com calma se realmente suas finanças pessoais permitem esses gastos, e mesmo assim se resolver presentear a todos planeje-se para não assumir dívidas.

Por isso, resolvi reunir as principais dicas para quem deseja economizar nesse período e, além disso, algumas ideias para não deixar de comemorar, mas começar o ano seguinte também feliz por não ter tantas dívidas.

1- Organize as finanças pessoais.

Sempre comece por esta etapa. Depois que inseriu todas as informações de despesas e receitas e já fez a projeção para pagamentos de IPVA e IPTU, reserve uma quantia para suas comemorações de final de ano. Em resumo você estará estabelecendo um limite de gastos com o nome de planejamento de Natal, por exemplo, em sua planilha financeira.

2 – Presentes de Natal para todos?

como economizar dinheiro na festa de natal presentes de natal

Este é uma preocupação de muitas pessoas, principalmente para os que estão endividados. Pois afinal comprar presentes para alguns parentes e não para outros pode gerar grandes motivos para ressentimentos.

O que se observa que muitas famílias costumam fazer é combinar um amigo oculto entre adultos onde assim somente terá que comprar 1 presente de natal.

Normalmente as crianças é que acabam ganhando presentes. Mas até mesmo com os baixinhos devem ser ensinados desde pequenos o assunto Educação Financeira, então, se não puder comprar aquela boneca de R$ 400,00 que sua filha pede, explique que não poderá comprar no momento e dê outro brinquedo que ela goste com preço mais acessível.

A dica mais importante é que pela Internet os preços costumam ser mais baratos, por isso, não deixe para comprar de última hora, pois poderá acabar comprando na loja e mais caro, devido ao prazo de entrega. Lembre-se que no final do ano, as entregas podem demorar ainda mais e evite essa fonte de estresse desnecessário e, por isso, organize-se para fazer antes e assim pesquisar com calma os preços.

2 – Evite comprar Cartões de Natal.

Hoje na era da Internet há inúmeros sites que prestam serviços gratuitos de envio de cartões de Natal, mas há também alternativa de simplesmente enviar um SMS (caso suas mensagens sejam gratuitas) ou lindas mensagens pelas mídias sociais.

Por que o gasto de comprar e enviar um cartão pode se tornar caro, se resolver enviar para muitas pessoas, além do tempo que irá perder nas filas de correios que costumam ficar bem cheios neste período.

3 – Você planeja comprar roupas para o Natal?

As tendências para o Natal são quase sempre as mesmas em cores. Por isso, se algumas pessoas optam por usar as roupas mais na cor vermelha.

Veja em seu guarda-roupas se tem opções de roupas para o Natal porque é muito comum as compras por impulso, quando já tinha excelentes opções de roupas em casa.

Caso realmente queira comprar uma roupa nova, lembre-se que o quanto antes comprar melhor, pois as chances aumentam quando há tempo para pesquisar e, além disso, muito próximo ao Natal, os preços podem ser mais caros.

4 – Como fazer uma ceia de Natal econômica?

como fazer uma ceia de natal econômica

Normalmente a última etapa dos preparativos de Natal é a ceia, onde muitos deixam para definir e realizar as compras do cardápio de Natal às vésperas do grande dia. Neste momento quase sempre já comprometeram o orçamento com as compras de presentes de Natal e a preocupação é como fazer uma ceia de Natal gastando pouco dinheiro?

Lembre-se da regra de substituição.

O que é a regra de substituição? Se o perú está caro, compre o frangão. Se o chester está caro, escolha outra opção econômica.  Fique atento as promoções e se conseguir um bom preço, antecipe as compras e congele para preparar na véspera do Natal.

No caso das frutas, você não poderá comprar com antecedência, pois poderá estragar, mas você pode optar por comprar as frutas da época que são mais baratas. Por isso, substitua as frutas mais caras pelas frutas mais baratas.

Use a criatividade para ter uma mesa bonita e gastando pouco dinheiro.

Se você deseja economizar na ceia de Natal, escolha somente um prato principal, pois um dos itens que mais encarecem nessa época são as carnes de final de ano como: chester, peru, etc. Uma peça de 4 quilos atende muito bem a uma família de 4 pessoas.

Por isso, calcule o número de pessoas que irá comparecer e, se desejar compartilhar os gastos, peça que alguém ajude trazendo algo para contribuir na organização da mesa.

As frutas e as saladas são opções mais econômicas e podem oferecer um colorido especial ao evento. Na escolha da sobremesa, opte pelas mais saborosas e econômicas: o famoso custo-benefício. Procure escolher somente uma opção de sobremesa, pois normalmente as pessoas comem um pouco mais na ceia e ter uma variedade de sobremesas, pode acabar sobrando e talvez estrague.

Então, escolha uma entrada que poderá ser alguns patês com torradas, frutas e saladas. O prato principal poderá ser uma carne ou ave, onde o peso dependerá do número de pessoas e um arroz com lentilha ou arroz à grega. No caso da sobremesa, opte sempre por um tipo ou no máximo 2 tipos diferentes quando tiver mais pessoas no evento, pois assim atenderá todos os gostos.

No caso das bebidas procure servir as mais caras somente durante o prato principal e antes disso sirva as mais baratas como sucos e refrigerantes.

Lembre-se a regra é procurar sempre elaborar tudo em casa, pois geralmente sai muito mais barato do que comprar na rua.

Leia também: Como poupar dinheiro todos os dias?

Você tem alguma outra dica de como economizar dinheiro na festa de natal? Deixe seus comentários!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − sete =