Estratégias para Economizar Dinheiro no Ano Novo

banner onlineCom a chegada do final de ano, muitos começam a procurar roupas para o ano novo, decoração para o ano novo e até mesmo lugares para passar o ano novo.

Tudo gira em torno desta data. A questão é que normalmente a procura surge com o passar do Natal quando tudo está mais caro devido a maior proximidade com a data.

Outro ponto importante é que o orçamento nos últimos dias do ano, geralmente fica bem mais apertado devido aos gastos mais elevados no Natal, por isso, todo cuidado é necessário neste período.

Mas quais as medidas essenciais para evitar gastos desnecessários e assim começar o ano sem dívidas?

Como economizar dinheiro no ano novo?

como economizar dinheiro no ano novo

O planejamento financeiro é a peça fundamental para traçar uma boa estratégia em gastos no final do ano e, por isso, realize seu controle financeiro familiar o quanto antes para saber o quanto poderá gastar nesta data.

1 – Limite o valor máximo que gastará na festa de ano novo

Lembre-se que sua previsão de gastos deve incluir tudo o que estiver planejando para realizar nesta data e isso inclui: decoração para ano novo, roupas de ano novo, lugares para passar o ano novo (até mesmo no caso de ano novo na praia), etc.

Muitos usam o 13º salário para pagar as festas de Natal e Ano Novo e esquecem-se que no início do ano receberá despesas mais altas como IPVA, IPTU e até mesmo compra de material escolar dos filhos. Por isso, reserve uma parte para efetuar os pagamentos de suas despesas do próximo ano à vista e assim conseguirá excelentes descontos.

2 – Enviar ou não enviar cartões com mensagens de feliz ano novo?

Enviar cartões com mensagem de final de ano podem sair bem caros e principalmente neste período em que os valores costumam ser mais altos, por isso, tente usar os serviços de envio de cartão online e gratuitos, pois assim continuará mantendo os laços de amizade e além disso estará economizando no envio de mensagens de feliz ano novo.

Para quem deseja curtir com os filhos um belo trabalho de arte, você poderá comprar cartolina e ajudar os pequenos imprimindo imagens de ano novo e elaborando um cartão com eles. Assim estará unindo o útil ao agradável e ainda por cima estará ensinando educação financeira para os baixinhos.

3 – Procure economizar nas roupas para o ano novo

A dica é organize seu guarda-roupas e verifique se há alguma roupa que tenha usado no reveillon do ano anterior e se estiver com o orçamento apertado, esta é a melhor opção para evitar gastos desnecessários. As cores no ano novo normalmente são as cores mais claras como amarelo, branco, bege ou demais cores em tom mais aberto. Mas vamos supor que ainda sim não tenha o tradicional branco em seu armário, pense em outras cores mais claras como alternativas.

Os acessórios não precisam combinar com a roupa, por isso, procure acessórios na cor prata, dourado ou branco.

Leia também: Como economizar dinheiro nas roupas?

4 – Evite gastos desnecessários nas comidas de ano novo

A dica é calcular qual será o número de pessoas que irão comemorar juntas e dividir as despesas. Lembre-se que comprar o que puder antes da data, pois estará economizando. Consulte os sites dos supermercados mais baratos em sua cidade para pesquisar os preços dos itens que deseja comprar.

Para economizar nesta data, alguns optam substituir o tradicional jantar de ano novo por tipos diferentes de aperitivos. No caso da sobremesa de ano novo procure as frutas da época ao invés de tortas ou demais doces mais sofisticados e mais caros.

Procure comprar as bebidas com bastante antecedência, pois com a proximidade da data os preços se tornarão mais caros. Outra dica é que as bebidas mais caras só no brinde e até a virada de ano, opte por outras bebidas mais baratas.

A regra é comparar preços, pois neste período podem variar muito de um supermercado para outro.

5 – Ano novo na praia ou em outros lugares?

Muitos buscam outros lugares para passar o ano novo, a fim de evitar a praia. A dica é pesquisar os preços e escolher os locais menos badalados que costumam ser mais caros este período do ano.

Você tem alguma dica para acrescentar a lista? Deixe seus comentários que são muito importantes! Se gostou, compartilhe com os amigos.

Leia também: O que é Psicologia do Consumidor?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =