Como economizar dinheiro no seguro do carro?


livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê não tem como economizar dinheiro com o desperdício ou o consumo desenfreado. Por isso, economizar é uma dos pilares fundamentais na Educação Financeira. Seguindo essa lógica, já pensou, por exemplo, em como economizar no seguro do carro?

Como Economizar no Seguro do Carro?

1- Realize a cotação em diferentes seguradoras. É recomendável que pesquise em no mínimo 4 seguradoras diferentes. Se conseguir pesquisar em umas 5 seguradoras seria o ideal, pois assim terá condições de avaliar com mais segurança o melhor preço.

2- Aquisição do veículo. Você pesquisa o valor do seguro do carro, quando planeja comprar ou até mesmo trocar o veículo? É uma ideia muito boa e a economia pode ser bem alta. A Exame fez um artigo muito interessante divulgado este ano sobre este assunto.

3- Perfil. Dependendo do seu perfil como idade, sexo, estado civil, bairro, etc. o seguro terá um valor diferenciado. O perfil é algo que dificilmente poderá mudar, por que são fatores que normalmente independem de você.

Mas há casos em que poderá se favorecer com um valor melhor se, por exemplo: estiver se mudando. Neste caso, poderá optar por um bairro em que o seguro seja mais barato, etc. Outra situação que poderá favorecer você é se em seu histórico não há sinistros.

4- Franquia. Há possibilidade de economizar pagando optando-se por uma franquia maior e por isso, um valor de seguro menor.

Na realidade as chances de acontecer algum sinistro mais sério, a ponto de acionar a franquia não é algo comum.

O que se percebe é acidentes mais corriqueiros, onde não há necessidade de acionar a franquia que, neste caso tornaria a despesa mais cara.

5- Convênio com empresas. Há empresas como Petrobrás, e outras, em que há convênios com seguradoras e por isso, poderá conseguir um desconto no valor do seguro.

6- Programe-se para pagar a vista. Verifique se terá algum desconto para pagamento à vista e analise se vale a pena. Por que falo isso? Por que normalmente se reserva o 13º salário para pagamentos do ano seguinte, como IPVA, seguro, IPTU, etc.

livre-se das dívidas e realize seus sonhosSe você observa que pagar à vista o seguro do carro não valerá a pena, em relação ao desconto do IPTU ou IPVA, opte pela alternativa mais vantajosa.

Vamos supor que ainda sim a seguradora, não dê desconto algum à vista, opte pelo parcelamento sem juros.

Por que pagar à vista algo que não terá benefício? É aí que alguns erram e dizem: ah, mas não quero ver essa dívida!

Você agora que já estuda mais sobre o assunto deve colocar o dinheiro para trabalhar e não perder dinheiro fazendo escolhas erradas.

Neste caso, pague parcelado e invista o dinheiro ou simplesmente coloque em uma poupança nesse período.

7- Somente contrate os serviços necessários. Contrate os serviços necessários por que serão oferecidos inúmeros serviços que de repente não irá necessitar e poderá encarecer e muito o valor do seguro como: carro reserva, seguros para vidros, retrovisores, estacionamento ao ar livre, etc.

Porém considere que há casos, como o caso da instalação de rastreador no veículo, onde muitas seguradoras fazem este serviço gratuitamente, e que por ser algo mais seguro para ambas as partes, ela em muitos casos chega a oferecer uma diminuição no valor do seguro de 20 a 30%.

8- Nunca minta para ter alguma vantagem.  O correto é que tenha vantagem economizando da forma correta, por isso, se o carro não fica na garagem, diga a verdade. Se há outro condutor que usará o carro, não deixe de citar este condutor.

Por que se acontecer algum problema e for descoberto, poderá pagar mais caro ainda por isso, pois é muito comum o seguro não cobrir sinistros em que se descobriu que a hipótese ocorrida não estava coberta.

Por isso, o seguro deve ser planejado com algum tempo de antecedência e não as vésperas do vencimento para que possa avaliar com calma a melhor opção.

Assista o vídeo: O que você precisa saber antes de comprar um carro.

Leia também: É possível comprar carro sem dinheiro?

Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =