Como Funciona o Financiamento pela Tabela SAC?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosAtualmente há dois sistemas de amortização mais utilizados que são: sistema de amortização constante conhecido como tabela SAC e o sistema francês de amortização conhecido como tabela Price.

A forma mais comum de se financiar um imóvel é por meio do sistema de amortização constante (SAC). Mas quais são as características deste sistema? Quais as diferenças entre as tabelas Price e SAC?

Como Funciona o Financiamento pela Tabela SAC?

Se você observar em quase a totalidade dos financiamentos disponíveis no mercado ocorre o cálculo do financiamento pela tabela SAC ou Price. Vamos aos exemplos?

Na quase totalidade dos financiamentos de imóveis o tipo de financiamento oferecido é por meio do financiamento SAC e nas compras parcelas realizadas nas grandes lojas muito provavelmente encontrará um parcelamento calculado pelo sistema Price.

Mas o grande problema de muitas pessoas é como calcular a parcela de um financiamento pela tabela SAC? Ou como calcular um financiamento com prestações fixas?

Leia também: Dicas Importantes sobre a Tabela Price.

Como Calcular a Parcela de Financiamento pela Tabela SAC?

No SAC conforme o próprio nome diz: a característica principal é que são amortizações constantes ou para ficar mais claro ainda amortizações iguais.

O valor da amortização é calculado dividindo-se o principal pelo número de períodos do financiamento.

Então, vamos para um exemplo:

Um financiamento no valor de R$ 500.000,00 em 4 períodos com taxa de 10% a.m.

A = 500.000,00/4 = 125.000,00

tabela sac

Diferença entre Sistema Price e SAC

diferença entre sac e price

A principal diferença entre  SAC e Price está na prestação. Se você observar a prestação no sistema de amortização constante é decrescente e no sistema Price são valores iguais. A amortização no SAC são valores iguais e em contrapartida na tabela Price são valores diferentes.

Simulador de Financiamento Online

Você poderá calcular a parcela de financiamento por meio de uma tabela SAC online ou se preferir um simulador de tabela SAC. Há vários sites especializados no assunto e realize uma boa pesquisa na Internet. O que recomenda-se neste caso é que sempre verifique os resultados apresentados e isso pode ser feito com no mínimo a realização do cálculo em mais de um site diferente.

Uma forma rápida de verificar a autenticidade das informações em um simulador tabela SAC é você entrar com o exemplo fornecido acima pelo Guarde Dinheiro. Os resultados deverão ser os mesmos e assim poderá confiar mais nas informações fornecidas pelo simulador online que escolher.

Estas informações foram úteis a você? Gostaria de acrescentar algo? Deixe seus comentários! Se gostou, compartilhe com os amigos!

Até breve!

Fonte: Imagens Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =