Ideias Criativas de Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

como ganhar dinheiro com artesanatoIdeias criativas para ganhar dinheiro é o que todos buscam no momento. Mas acima de tudo ideias em que a pessoa possa unir o útil ao agradável.

Por isso, muitos já falavam a respeito da terapia que a arte pode proporcionar para aliviar o estresse e até mesmo liberar a criatividade.

Para outros pode se tornar uma maior motivação pessoal ou até mesmo um projeto de vida.

Cursos sobre Artesanato e Arteterapia

Ainda sobre este assunto, há alguns anos existe até mesmo especialização relacionada a arte. Você sabia que existem pós-graduações no Brasil sobre Arteterapia? Este curso já existe há alguns anos, mas muitos ainda desconhecem o assunto. Um exemplo de sua utilidade são com as crianças.

Muitas crianças quando pequenas são tratadas por psicólogos especializados na arteterapia, onde provou-se que a criança ao elaborar suas atividades artísticas junto com o terapeuta é capaz de relatar os problemas mais difíceis que simplesmente não consegue entender e, por isso, não consegue se manifestar sobre o assunto.

Então, o artesanato tem movimentado um mercado cada vez maior em opções de atividades de atuação. Um mercado que muitos consideram que pode gerar pouca renda, mas dependendo da visão e dedicação do profissional poderá gerar bons rendimentos desde sua atuação por meio da arteterapia, na elaboração das peças de artesanatos ou até mesmo elaborando cursos sobre algum destes assuntos.

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato?

como ganhar dinheiro com artesanato

No YouTube você poderá encontrar inúmeros casos de pessoas que relatam os desafios enfrentados até aprender como ganhar dinheiro com artesanato.

Você pode atuar em vários mercados específicos no artesanato:

  • Papelaria Personalizada
  • Artesanato de Eva
  • Artesanato com Tecido
  • Artesanato com Feltro
  • Artesanato com Jornal
  • Artesanato de Madeira
  • Artesanato em Vidro
  • Artesanato em Crochê
  • Artesanato em Biscuit
  • Artesanato para Bebê
  • Artesanato com Barbante
  • Artesanato com Palito de Sorvete
  • Artesanato com Garrafa de Vidro
  • Artesanato com Conchas
  • Artesanato Hippie

Percebeu quantas áreas diferentes é possível atuar no artesanato? Há ainda uma imensidão de outras opções.

Mas ao invés de escolher somente uma destas áreas, há pessoas que atuam com artesanato em geral como uma forma de atuar em diversas áreas ao mesmo tempo.

Neste caso, defina a área que deseja atuar ou até mesmo se irá atuar com artesanato em geral e comece a estudar sobre o assunto.

Há cursos gratuitos na Internet, embora não recomende muito a realização dos gratuitos porque todos sabemos que podem estar desatualizados e em um curso pago as chances são bem maiores do conteúdo estar mais atualizado e fora a interação com o professor que poderá transmitir um pouco mais  sobre sua experiência.

Curso de Papelaria Personalizada

Um curso que está em alta é o curso de papelaria personalizada. Este curso está mais relacionado a atuação em várias frentes como na área de casamentos e demais festas. É uma boa opção para quem deseja atuar com uma área em diversas frentes de trabalho.

Uma outra área que está em destaque é o artesanato com reciclagem, ou artesanato com material reciclado como alguns preferem chamar, pois o custo final pode ser bem menor utilizando peças recicladas.

Mais informações sobre o curso de papelaria personalizada.

Como calcular preço de venda de artesanato?

Mas o principal problema enfrentado pelos iniciantes nesta área é a atribuição de valor para cada peça de artesanato produzida.

Para ficar mais claro esta situação, vamos a um exemplo: vamos supor que você resolva elaborar uma cortina sendo parte dela bordada a mão. Você para completar esta tarefa gastou o equivalente a algumas horas durante 3 semanas. Se você precificar a peça com base no valor da sua hora de trabalho certamente o valor final será um valor superior do que o mercado estaria disposto a pagar.

como ganhar dinheiro com artesanato

Mas então quais os cuidados que deve ter ao entrar nesse negócio?

1 – Como Atribuir Valor a Cada Peça Produzida?

Qual o maior problema do artesanato em relação a produção realizada por indústrias? Produção em quantidade.

O maior problema do artesão é que se você perder 2 meses para elaborar uma colcha bordada a mão, por exemplo, para você o preço será infinitamente alto, mas para quem comprar será caro e, por isso, é comum, comprarem por um preço mais barato produzido por alguma empresa no mercado.

Então, a solução neste caso é que o artesão irá competir sim, mas com preços mais baratos. Mas você pode estar se perguntando: como fazer isso? Criando alternativas talvez mais simples e bonitas, mas que gaste menos tempo na produção. Vamos supor que ao invés de bordar a colcha toda, resolva bordar somente uma pequena parte. Assim, você perderá menos tempo e conseguirá vender por um preço bem mais acessível.

Então, se você vender por um preço mais acessível, você ganhará em quantidade das peças vendidas. Esta é a estratégia mais utilizada por artesãos que tenham mais experiência no mercado.

Imagine que seu trabalho ninguém conhece, por isso, de início tenha que atribuir um preço mais acessível e com o tempo, a medida que fidelizar o cliente, poderá aumentar um pouco mais os preços.

Um exemplo comum são os pintores que produzem seus quadros por um preço e a medida que se tornam mais famosos, os preços se tornam mais elevados.

2 – Avaliar os Custos Fixos e Variáveis

como ganhar dinheiro com artesanato

Embora você saiba que atribuir preços para peças de artesanato seja algo em que não poderá medir pelo valor da sua hora de trabalho, você ainda sim deve ter cuidado com os gastos em matéria-prima e até mesmo os custos fixos como água, luz, dentre outros.

Este é outro erro muito comum de muitos artesãos e não pense que isso seja erro somente dos mais iniciantes, pois até mesmo os mais experientes cometem erros ao administrar seu dinheiro nesse processo de produção e vendas.

O processo é simples, deve anotar todas as despesas envolvidas direta e indiretamente no processo e estes serão os custos envolvidos e retirar este valor das receitas, ou seja, do valor das vendas realizadas.

3 – Avaliar as Necessidades do Consumidor

Não adianta produzir algo que ninguém queira. Algo que possa ser lindo para você, mas não atribuam valor algum. Esse é o grande desafio do artesão. Produzir algo que seja uma necessidade.

Há vários profissionais de marketing que defendem a necessidade como algo que eles mesmos impõem a sociedade e de certa forma estão corretíssimos, mas imagina você que está começando, como irá criar uma necessidade para o consumidor? Provavelmente quem inicia, não terá grandes quantias para investir em marketing.

Por isso, algumas ideias são criativas e ao mesmo tempo é uma necessidade do público como criação de capas de notebooks, capas de celular, etc.

Para as crianças há uma infinita variedade de jogos criativos, ou até mesmo brinquedos artísticos.

4 – Preço da Matéria-prima é Importante, mas a Qualidade é Fundamental!

como ganhar dinheiro com artesanato

É comum principalmente quem está iniciando, comprar matérias-primas com baixo custo e isso é muito bom, desde que tenha qualidade. Então, a regra é sempre tenha muito cuidado para manter a qualidade de seus produtos.

5 – Criatividade é Essencial!

Você deverá avaliar quais os materiais irá trabalhar e quais os tipos de produtos que planeja produzir e sempre tenha em mente que é essencial estar sempre inovando e oferecendo produtos novos.

Há artesãos que sempre oferecem os mesmos produtos, porém muitos clientes consideram a arte como algo especial que entretém e até mesmo os alegram, por isso, é comum a necessidade por conhecer produtos novos. Então, inovar sempre!

Leia revistas especializadas ou acompanhe os lançamentos de produtos e fique atento as necessidades dos consumidores.

Um laptop recém lançado no mercado pode ter medidas em que encontrar uma capa pode ser algo raro no momento e, por isso, oferecer este produto antes dos lojistas poderá ser um grande diferencial. Então, acompanhe as novas tendências e avalie as necessidades do mercado.

Se você busca novas oportunidades, o artesanato é somente uma das inúmeras ideias criativas para ganhar dinheiro que existem no mercado. O segredo dos empreendedores de sucesso é ter sempre a mente aberta para conhecer as necessidades do mercado e explorar por meio de um novo negócio.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

2 Comentários


    1. Luciano,

      Quem deseja empreender deve começar fazendo o que gosta porque tem grandes chances de dar certo.

      Desejo muito sucesso em seus empreendimentos pessoais e profissionais!

      Abraços,

      Cristiane Gouget

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + um =