Como Poupar Dinheiro Todos os Dias?

Se você está acompanhando o Guarde Dinheiro há algum tempo, perceberá que já existem alguns artigos sobre como economizar dinheiro e como sair das dívidas.

Então, este artigo é para reunir todo o conteúdo já explicado e ajudar na organização das ideias de cada leitor.

Se você deseja se planejar e começar a guardar dinheiro ou planejar o pagamento das dívidas, antes de qualquer ação, lembre-se de sempre iniciar pela planilha financeira.

Como poupar dinheiro?

como poupar dinheiro

1- Preencher a Planilha Financeira.

Para não viver apagando incêndios deve preencher a planilha e analisar suas receitas e despesas, pois somente assim poderá ter uma ideia de quais as ações poderá tomar.

Se preencheu a planilha financeira e percebeu que todos os meses tem ficado com saldo negativo, não se desespere por que já deu um grande passo em “organizar a casa”. Ninguém gosta de mexer na sujeira e limpar algo por que dá trabalho, mas adora quando vê o ambiente limpo e cheiroso!

2- Essencial x Supérfluo.

Se você elaborou a planilha e viu que o saldo está negativo, irá analisar de imediato quais as contas são essenciais e quais são supérfluas.

Mesmo que não esteja com o saldo negativo, se está lendo este artigo é provável que deseje aprender como economizar dinheiro e por isso realize a mesma análise diferenciando quais os itens supérfluos ou não.

Mas você pode estar pensando agora: nossa, mas como saberei o que é essencial? Considere como importante ou essencial os bens necessários a subsistência como: alimentação, transporte, educação, energia elétrica, gás, etc.

Alguns talvez pensem: ah, mas o meu salão de beleza ou a academia é essencial! Concordo que todos merecemos conforto, mas infelizmente, se as contas estão com saldo negativo, terá que escolher entre cortar na alimentação ou em itens que poderá voltar a tê-los no futuro, caso tenha condições para isso.

Leia também: Qual a origem da inadimplência?

Caso você não esteja no vermelho, mas quer realmente aprender como economizar, faça a mesma análise e separe por ordem de prioridades para analisar o que poderá cortar.

Conforme já citei anteriormente, tenha certeza que somente fazendo “a faxina dentro de casa” nas contas, substituindo planos de telefonia por outros mais baratos, etc., tenha certeza que poderá cortar de 20 a 30% as despesas.

Lembre-se: não há como poupar dinheiro, sem antes ter suas contas organizadas a fim de ter um planejamento financeiro sustentável por muitos anos.

3 – Renegocie as Dívidas.

Se elaborou a planilha financeira e já fez os cortes necessários, você irá analisar a possibilidade de renegociar suas dívidas. Por isso, é importante que esteja organizado em suas contas pois somente por meio de um controle financeiro mais apurado é que poderá analisar se poderá assumir renegociar suas dívidas para outras opções com taxas de juros mais baratas.

4- Aprenda a Economizar Dinheiro.

Economizar dinheiro não é algo difícil, mas exige disciplina para toda vida. Busque realizar um planejamento financeiro em que possa guardar dinheiro de uma forma sustentável. Por que falo isso? Por que deve criar metas possíveis e se exigir medidas rigorosas durante muito tempo é bem provável que desista ao longo do caminho.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

5- Monte a Reserva Financeira.

Se você já conseguiu equilibrar suas contas e começou a guardar dinheiro todos os dias, pense em primeiro montar a reserva financeira.

Lembre-se que depois de ter organizado a casa, terá que elaborar a reserva financeira para cobrir os imprevistos, como desemprego, doença, etc.

Leia: Monte sua Reserva Financeira.

Após compor sua reserva financeira, poderá guardar dinheiro para outras finalidades e irá evoluindo passo a passo para outras metas.

Com este passo a passo será mais fácil entender em qual etapa você e encontra hoje e quais as próximas etapas que deverá seguir sem se perder pelo caminho.

O que achou do artigo? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 14 =