Como ver se o nome está sujo?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê sabia que devido a dívidas não pagas após um período, seu nome pode ficar sujo?

Você sabe quais órgãos que podem negativar seu nome?

Sabe qual a diferença entre o SPC, SCPC e a SERASA? Como saber se seu nome está sujo?

Segundo informações do G1, o endividamento da família brasileira é o maior nos últimos 10 anos. Onde quase 50% da renda anual está comprometida com pagamentos de dívidas.

Situações como estas ocorrem normalmente devido ao crédito fácil, onde este processo se acelera ainda mais quando há uma diminuição do poder aquisitivo da população devido ao aumento de preços.

Por isso, que uma das primeiras medidas realizadas pelos bancos, quando há aumento da inflação e queda do poder aquisitivo, é aumentar as taxas de juros do crédito fornecido a empresas e pessoas físicas, devido ao aumento do risco da inadimplência.

Por isso, em cenários de queda do poder aquisitivo é comum receber várias perguntas de pessoas que estão com dívidas sem pagar e não compreendem sobre o assunto. Pensando em abordar esse tema de uma forma mais simples é que resolvi escrever este artigo para a sua melhor compreensão.

Então, vamos lá?

Como ver se o nome está sujo?

como ver se o nome está sujo

Hoje em dia com o grande avanço da tecnologia, quase todos os pagamentos podem ser realizados pela Internet. A tendência é que futuramente não exista mais dinheiro em papel e somente os meios eletrônicos mais usados como crédito ou débito. Mas será que estamos preparados para esse tipo de evolução?

Muitos brasileiros não se preocupam com a segurança das informações bancárias, ou até mesmo para confirmar se suas contas foram realmente pagas, ou ainda de verificar o extrato bancário de tempos em tempos para analisar se houve alguma saque de valor indevido.

Por isso, recomenda-se que mesmo não tendo dívidas que você aprenda a consultar se o nome está sujo, pois de vez em quando surgem casos de negativação de pessoas que, por exemplo, podem ter homônimos ou, até mesmo, devido a alguma falha bancária de algum agendamento de pagamento não realizado.

O que ocorre na prática é que a pessoa devedora normalmente sabe se o nome está no SPC ou no SERASA.

saber se meu nome esta sujo spc serasa

Em contrapartida, aquela pessoa que realiza seus pagamentos em dia, somente descobre que o nome está sujo, por exemplo, por um simples atraso de uma conta, que deixou de pagar por algum engano, onde neste caso, infelizmente descobre da pior forma possível, ao tentar financiar a compra de um imóvel ou a compra de um veículo.

Você sabe o que é SPC e SERASA?

O SPC também é conhecido como Serviço de Proteção ao Crédito onde registra o nome, cpf e valor da dívida de quem está com algum pagamento em atraso.

A empresa SERASA resultou de uma associação entre o Febraban: Federação Brasileira das Associações de Bancos e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo.

Hoje esta empresa faz parte de uma empresa internacional e por isso o nome mudou para SERASA Experian.

Esta empresa também registra nome, cpf e dívida porém refere-se mais aos devedores do sistema financeiro, neste caso funciona como um serviço de proteção aos créditos bancários.

como saber se seu nome esta sujo

O SPC refere-se mais a quem é devedor no comércio. Enquanto que a SERASA vende estas informações para os bancos, o que auxilia na análise de crédito dos clientes, como prevenção no que se refere a tomada de empréstimos.

O mesmo se aplica ao SPC que é mais utilizado pelos comerciantes para avaliar o crédito de seus consumidores no comércio.

O que é SCPC?

O SCPC é o Serviço Central de Proteção ao Crédito e foi criado em 1955. Na realidade é mais uma alternativa aos sistemas mais conhecidos como SPC e SERASA para avaliação do crédito do consumidor e para fornecer mais segurança as empresas.

Boavista SCPC

como saber se o nome está no SPC

 

A empresa Boavista SCPC é responsável pelo Serviço Central de Proteção ao  Crédito. Neste site, você poderá ter acesso a verificação gratuita se seu nome está sujo. Atualmente é o local na Internet onde você consegue ter acesso a este serviço online e de maneira gratuita. Caso tenha dívidas em seu nome, nesta mesma instituição, você encontrará opção para negociar estas dívidas.

Somente tenha alguns cuidados ao realizar o cadastro no SCPC, porque você deverá fornecer um número de telefone celular válido, tendo em vista que enviarão um código de confirmação via SMS, além disso todos os dados questionados devem ser iguais aos fornecidos em cadastros do governo, como a Receita Federal, então seu nome e nome dos pais, etc. devem constar conforme cadastrados em órgãos oficiais. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Boavista SCPC no telefone: 3003-0101.

Como funciona o SCPC?

como saber se meu nome está sujo SPC SERASA

No SCPC, administrado pelo Boavista, o consumidor poderá verificar se o nome está sujo, mas cuidado, pois o SCPC trata-se de um sistema diferente do SPC e SERASA, por isso, nem sempre significa que se a pessoa estiver negativada em um dos sistemas que estará em outro.  Mas na prática é comum a pessoa, que está devedora, ficar negativada nos 3 sistemas e, por isso, vale a pena realizar a verificação gratuita do SCPC pelo Boavista.

Como saber se o nome está no SERASA?

É possível ver se o nome está sujo gratuitamente, indo a uma das agências da SERASA Experian, mas o ideal é que você ligue antes para saber quais os documentos que a agência mais próxima de sua residência irá pedir para realizar a consulta desta informação. Este serviço pode ser fornecido também no próprio site da SERASA, porém é pago e confira os planos clicando Aqui.

Como saber se seu nome está no SPC?

É possível realizar a verificação se seu nome está sujo gratuitamente indo em qualquer das agências do SPC que constam no site. Além disso, você poderá realizar uma consulta online, porém este serviço não é gratuito.

Assista o vídeo abaixo para aprender como ver se o nome está sujo.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + vinte =