Dicas Importantes para Economizar Dinheiro no Material Escolar

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê sabia que se deixar para comprar o material escolar em cima da hora, você poderá comprar com preços em torno de 20% mais caros? Você sabia que as escolas liberam no final do ano, as listas de material escolar para adiantar os pais na compra dos materiais?

Você tem hábito de comprar com antecedência ou deixa para comprar às vésperas do início das aulas e ainda por cima enfrenta as enormes filas nas papelarias?

Dicas de como economizar dinheiro na lista de material escolar

Antes de qualquer coisa, é sempre recomendável que tenha o orçamento familiar em dia para saber até mesmo se a compra dos itens da lista de material escolar poderá ser realizada à vista.

1 – Lista de material escolar

Dicas de como economizar dinheiro no material escolar

Acompanhe com a escola quando você terá acesso a lista de material escolar. Diga que você prefere comprar os itens da lista de material escolar antes para conseguir bons preços e, por isso, precisa da lista o quanto antes. Infelizmente algumas  escolas não dão muita importância para isso, pois muitos pais deixam para comprar em cima da hora. Por isso, é importante que enfatize com a escola para adiantar a lista e assim facilitar a vida dos pais que desejam pesquisar preços e evitar as filas que se formam perto do início das aulas.

Pesquise também em no mínimo 3 diferentes papelarias e lembre-se de comprar somente o que estiver na lista de material e não entre a tentação de comprar itens extras para agradar os filhos.

2 – Programe-se para comprar à vista.

Se você fez o planejamento financeiro da maneira correta, certamente conseguirá visualizar o quanto irá sobrar do seu salário para pagar o material escolar à vista, caso ofereçam algum desconto que seja mais atrativo do que deixar o dinheiro aplicado no banco.

3 – Reaproveite os itens do ano anterior.

Vamos imaginar que seus filhos ainda possuem lápis, borracha e outros itens que possa reaproveitar. É claro que eles sempre irão preferir materiais escolares novos, mas se puder economizar reutilizando o que já tem, seria o ideal.

Lembre-se que as crianças e adolescentes devem ser ensinados sobre educação financeira desde cedo, por isso, explique que não há necessidade de mais gastos comprando tudo o que conta na lista, pois há itens que poderão ser reutilizados. A economia no final das contas pode ser enorme.

Outro ponto que é motivo de reclamações entre as crianças e adolescentes é o fato de comprar mochilas novas todos os anos. Isso na realidade pode ser um gasto em excesso, se a mochila do ano anterior ainda puder ser usada.

4 – Reúna mais pessoas para obter descontos maiores.

Há mães que se reúnem em grupos para conseguir bons descontos nas papelarias. Verifique se realmente estão oferecendo desconto ou se oferecem preços com “desconto” que se assemelha a qualquer outra papelaria.

5 – Livros escolares.

Procure aproveitar os livros escolares dos irmãos, amigos e vizinhos, mas se não tiver jeito mesmo e tiver que comprar, pesquise também nos SEBOS virtuais que oferecem excelentes oportunidades de preços. Nos SEBOS há até mesmo livros que estão esgotados ou que somente poderá comprar por encomenda e, por isso, é outra excelente opção.

6 – Cuidado com os produtos da moda.

Muitos pais levam os filhos para comprar o seu material escolar e isso não é algo errado, desde que ensine a educação financeira através da economia que pode ser obtida ao pesquisar os produtos sem ser necessariamente os da moda.

Um lápis de um personagem que esteja na moda pode estar 50% mais caros somente devido a elevada procura e, por isso, opte por outros de boa qualidade, mas não tão populares no momento. No final das contas sua economia poderá ser muito boa.

Leia também: Como poupar dinheiro todos os dias?

Tem alguma outra dica para acrescentar a esta lista de como economizar no material escolar? Deixe seus comentários e se gostou compartilhe!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 2 =