Dicas de como economizar energia elétrica

livre-se das dívidas e realize seus sonhosEm época de racionamento e escassez de água, muitos se perguntam: quais as dicas de economia de energia? O que eu posso fazer para não sofrer tanto os impactos de possíveis apagões ou até mesmo para economizar no valor do uso da energia elétrica? Ou seja, como poupar energia no dia a dia?

Primeiramente a tendência são os preços da energia elétrica subirem cada vez mais, devido aos problemas de escassez que enfrentaremos com mais rigor daqui para frente. Alguns estudos já comprovam que isso nada mais é do que efeito do desequilíbrio no Meio Ambiente.

Pensando em ajudar a todos a se prepararem para um futuro com grandes possibilidades de escassez é que relacionei algumas dicas práticas de como economizar energia elétrica que podem ser realizadas a partir de hoje. Por isso, só você poderá escolher qual o legado que pretende deixar para suas próximas gerações.

Dicas para Economizar Energia Elétrica

As dicas apresentadas abaixo se aplicam principalmente para quem deseja aprender como economizar energia elétrica residencial, mas isso não significa que em alguns casos também não possa ser aplicado as empresas.

#Dica 1: Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. O consumo de lâmpadas incandescentes são maiores e consequentemente o preço pago com este consumo também. Somente para ter uma ideia: uma lâmpada incandescente consome em média 8 vezes mais que a fluorescente.

dicas de como economizar energia elétrica

#Dica 2: Chuveiro elétrico. Se usa chuveiro elétrico opte por tomar banhos menos demorados, porque além de economizar na eletricidade, também poupará o consumo de água. Além disso, opte por usar o chuveiro em modo verão nos dias que não estiverem tão frios, pois a economia de luz será maior ainda.

#Dica 3: Apague as luzes. Quando não tiver mais ninguém no ambiente, apague as luzes para evitar gastos desnecessários.

#Dica 4: Viagem. Quando viajar com a família, lembre-se de desligar o registro geral de luz a fim de economizar no gasto de energia dos equipamentos que ficam em standby (modo de espera).

#Dica 5: Máquina de Lavar, Máquina de Lavar Louça e Ferro de Passar Roupa. Deixe acumular o máximo que puder para evitar ficar ligando e desligando esses equipamentos para poucos volumes.

#Dica 6: Ambientes Claros. Procure utilizar cores claras nas paredes e, se possível, tenha janelas que permitam entrar bastante a luz do dia a fim de iluminar bastante o ambiente e evitando gastos de energia durante o dia.

#Dica 7: Aquisição de Aparelhos Elétricos. É muito comum as pessoas comprarem uma geladeira ou ar condicionado pensando somente no preço do produto.

Lembre-se de levar em consideração também o consumo de energia e opte por aparelhos com bom preço e baixo consumo de energia: o famoso custo-benefício.

Verifique sempre se o aparelho eletrodoméstico que pretende comprar tem selo Procel que caracteriza os aparelho mais econômicos e eficientes em cada categoria.

#Dica 8: Sistema Solar de Aquecimento de Água. Você sabia que hoje em dia, muitos já utilizam painéis fotovoltaicos para a geração de energia e também para aquecimento de água.

O governo vem incentivando o uso desse tipo de sistema e penso que tem grande potencial para suprir o consumo de inúmeras famílias.

dicas de como economizar energia eletrica - paineis fotovoltaicos

Alguns afirmam que o custo das placas voltaicas são ainda relativamente caras, mas no passado sim. Hoje está mais acessível, tendo em vista um nível maior de concorrência, além disso é um custo que se trata de um investimento e poderá atender muito bem em períodos de escassez. Por isso, hoje em dia é possível encontrar Sistemas Fotovoltaicos em inúmeras residências.

#Dica 9: Aparelhos em Standby. Evite manter os aparelhos em standby (modo de espera), por isso desligue-os da tomada. Você sabia que os aparelhos em standby pode representar o gasto de até 15% do consumo total de energia de sua residência?

#Dica 10: Televisão e Computador. Evite de dormir com a televisão ligada. Um bom recurso a ser utilizado é o timer onde poderá agendar o tempo de uso diário. O mesmo se aplica ao computador onde poderá agendar o desligamento do computador, caso fique mais de 2 horas sem uso. É interessante que o monitor seja desligado caso passe mais de 15 minutos sem uso.

#Dica 11: Geladeira. Organize os itens em sua geladeira de forma que fiquem fáceis de se localizar. Assim abrirá a geladeira por menos tempo ao pegar cada item necessário.

Existem inúmeras dicas de como economizar luz, entretanto, relacionei somente as mais importantes para começar o quanto antes na aplicação em seu dia a dia.

Você conhece outras formas de economizar energia? Deixe seus comentários que são muito importantes e se gostou compartilhe com os amigos!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =