Dicas de Economia Familiar

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê tem acompanhado o aumento nos preços dos produtos e serviços? Reparou no aumento de preços até mesmo nos supermercados com melhores preços em sua região?

Já deve ter se perguntado: como economizar dinheiro nesse período? Ou talvez: guardar dinheiro nessa época é algo impossível!

Você por acaso faz compras e viu o preço da cebola? Sim! Algo simples, mas mesmo os mais desatentos poderão buscar informações na mídia. Cebola a quase R$ 7,00 por quilo em dois supermercados considerados com melhores preços aqui no Rio de Janeiro.

Mas o que podemos fazer a respeito desses aumentos de preços?

Algumas Dicas de Economia Familiar

dicas de economia familiar

Dica 1: Supermercado

Infelizmente oriento no caso de aumento de preços que diminua o consumo dos produtos mais caros, se possível. É o que pode ser feito no momento, como é a lei da oferta e da procura, os produtores deverão baixar preços, caso todos pensem desta mesma forma. Isso até que ocorra novamente o preço de equilíbrio de mercado.

Quando há possibilidade de substituição, encontre alternativas mais baratas. Mas isso se deve não somente ao caso da cebola, mas a outros produtos que estejam com valores bem acima do normal.

Apte sempre que possível pelos produtos naturais com melhores preços, pois os congelados além de não ter o mesmo valor nutritivo poderá pesar ainda mais no bolso quando a família é grande.

Recomendo a combinarem um dia da semana para fazer vários tipos de comida e congelar tudo para a semana seguinte por que economiza não só dinheiro como tempo.

Se o valor da sua hora de trabalho é alto, claro que não perderá horas fazendo comida para congelar em casa, caso isso não seja algo que lhe agrade.

Cito isso por que há pessoas que literalmente gostam de cozinhar e fazem excelentes terapias na cozinha.

Mas avalie se compensa realizar comida em casa ou até mesmo o custo de contratar uma profissional para fazer seus congelados.

Leia também: Como economizar nas compras de supermercado?

Dica 2: Empregada Doméstica

Este é um assunto muito delicado para muitas famílias. O Brasil saiu da escravidão, mas infelizmente ainda há muitos que tratam a empregada doméstica como escrava, pois não pagam os encargos trabalhistas conforme a legislação.

Se você ainda não regularizou a situação da empregada doméstica em sua casa, está marcando bobeira, pois a multa é altíssima e as leis estão cada vez mais rigorosas nesse sentido.

Leia sobre o assunto e regularize o quanto antes a sua funcionária que exerça funções de empregada doméstica.

Caso deseje fazer cálculos para saber quanto custa os salários e demais encargos, use esta calculadora que dará uma boa estimativa do custo de se utilizar este tipo de serviço.

Somente gostaria de acrescentar que o Brasil está sendo um dos últimos países do mundo que ainda utiliza este tipo de serviço, pois nos países mais desenvolvidos como Estados Unidos ou países da Europa, já não utilizam este tipo de serviço, pois é algo muito caro e na realidade serviço utilizado somente por milionários.

Desde quando a lei das domésticas foi regulamentada, já algumas famílias se adaptaram a estas mudanças e estão recorrendo ao uso de serviços de faxineira um vez ou duas por semana.

Quando este serviço é realizado 3 vezes ou mais por semana, já é caracterizado como serviço de empregada doméstica. Então cuidado para não descumprir esta legislação.

Você sabia que em muitos países, todos os membros da família ajudam em conjunto nas tarefas domésticas por que inclusive serviços de faxineira em algumas regiões é algo também caro?

Você também sabia que seus filhos mesmo pequenos podem começar a ajudar, realizando algumas tarefas como arrumar a cama ou organizar os brinquedos?

Assim eles estarão contribuindo desde pequenos com algumas tarefas e serão mais organizados. Segundo estudos incentivar desde pequenos na realização de tarefas poderá até mesmo melhorar a convivência em família.

Dica 3: Consumo

Procure praticar algumas outras dicas de economia familiar no que se refere ao consumo de produtos. Aqui no Brasil temos por hábito em desperdiçar muita água, mas penso que em breve esses hábitos irão mudar.

Por exemplo, em outros países não se jogam baldes e mais baldes de água para lavar banheiros e cozinhas! Principalmente no que se refere lavar calçadas ou molhar plantas.

Acompanhe por meio de alguma planilha o consumo de produtos de limpeza, por exemplo. Quando tem alguém que trabalha com você em casa: pergunte quantos produtos xyz para limpeza precisará por mês e dê uma desculpa que é para ir ao mercado somente uma vez.

Assim terá mais controle e estará estimulando a pessoa responsável pela limpeza da casa a também se organizar no uso destes produtos.

Peça ajuda a esta pessoa também para controlar os gastos por que assim realizará um trabalho em conjunto. Além disso, converse para ajudar a evitar desperdícios com os alimentos. Organize cardápios, pois assim economizará ainda mais.

Quanto mais se organizar, ocorrerá menos desperdícios em seu lar e com isso as despesas familiares serão reduzidas.

O que achou destas dicas? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

2 Comentários

  1. Aeda Santos

    Gostaria que você falasse a respeito do empréstimo com garantia do imóvel e quais os riscos desse tipo de empréstimo e quais as instituições seguras para fazer .

    Responder

    1. Aeda,

      Não sei bem se entendi sua dúvida, mas o risco de um empréstimo com garantia certamente é sempre muito maior para a pessoa que pega o empréstimo do que para o banco. Lembre-se que a taxa costuma ser mais baixa porque diminui o risco para o banco, mas para a pessoa que pega é algo muito sério, pois se não honrar a dívida por qualquer motivo poderá perder o bem. Por isso, que recomendo que sempre realize o controle financeiro para saber se realmente poderá pegar o empréstimo.

      No que se refere as melhores instituições financeiras para pegar este tipo de empréstimo, acho interessante pesquisar primeiramente pelas melhores taxas.

      Abraços,

      Cristiane Gouget

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − seis =