É possível comprar carro sem dinheiro?


Algumas pessoas já me perguntaram se é possível comprar carro sem dinheiro, por isso achei uma pergunta bem interessante e que talvez possa ajudar outras pessoas a esclarecer este assunto.

Mas vamos pensar também nas implicações desta ação e lembrando que deve ser pensado não só o fato de comprar o veículo, mas como suportar as demais contas por que afinal como alguns dizem: é como um filho e envolve em novas contas para pagar.

Antes de começar: o que você acha? É possível comprar um veículo sem dinheiro?

É possível comprar carro sem dinheiro?

comprar carro sem dinheiro

Se você pensou que é possível comprar um carro sem dinheiro, você está correto.

Antigamente sequer se falava em comprar carros financiados em longas prestações, mas em poucas e com exigência de uma “gorda” entrada.

Hoje em dia pode ser observado a grande expansão de crédito no mercado e a enorme sacada das empresas quanto ao uso do recurso do financiamento para ampliar ainda mais sua margem de lucro.

Hoje é possível observar mais do que nunca que lojistas como Casas Bahia e outros oferecem financiamento em diversas alternativas onde alguns dificilmente oferecem desconto à vista, pois o financiamento é mais vantajoso por aumentar ainda mais a margem de lucro com a cobrança de juros.

No financiamento de carro poderá observar o mesmo fato. Se decide comprar um carro financiado, a medida que opta por financiamentos mais longos ou com valores de entrada menores, você estará transferindo o risco de uma possível inadimplência para o lojista, banco ou a concessionária.

Assim, é como tudo funciona na economia, se aumenta o risco para o vendedor, o comprador pagará juros maiores.

Uma estratégia para aquecimento da economia utilizada até recentemente foi justamente, a concessão de crédito a população. Aumenta o crédito, aumenta o endividamento.

Pensando nesses princípios explicados, você já deve saber que é possível comprar um carro sem dinheiro, onde neste caso estaria pegando com entrada zero. Mas conforme explicado, estará pagando juros bem altos, por essa decisão.

Imagine que se não tem dinheiro para comprar um carro e nem sequer dar algum valor de entrada, como pagará as futuras prestações ou até mesmo os custos mensais de manutenção giram em torno de 3-5% do valor de aquisição?

Lembre-se que para neste cálculo inclui-se o valor do seguro, IPVA, combustível, manutenção e demais fatores relacionados ao veículo.

Pense em Alternativas

Comprar um veículo totalmente financiado não é a melhor opção, mas se realmente estiver decidido a fazer isto, organize suas finanças pessoais para avaliar se há possibilidade de pagar as prestações mensais e calcule também a margem para pagamento dos demais valores envolvidos.

Outra alternativa que alguns recorrem hoje, e é bem interessante, é que se mora longe do local de trabalho e há necessidade de utilizar carro todos os dias, já avaliou a possibilidade de morar mais perto?

Coloque no papel todas as vantagens e desvantagens de cada ação que poderá ser tomada e opte pela escolha mais vantajosa. Lembre-se que pensar com emoção não é algo muito sensato, pois poderá gerar dores de cabeça futuras.

Assista o vídeo: O que você precisa saber antes de comprar um carro.

Leia também: Como economizar no seguro do carro?

O que achou do artigo? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =