Empreendedores de Sucesso

Você busca motivação em ler mais sobre os empreendedores de sucesso? Eu busco diariamente! Já ouviu um ditado popular: “que é melhor sozinho do que mal acompanhado?”

Se você buscar entender como que algumas pessoas se tornaram empreendedores de sucesso, e ver como os amigos dessas pessoas também obtiveram sucesso, provavelmente irá se perguntar: por que algumas pessoas estão sempre com amigos bem sucedidos a sua volta?

Mas o que acha de aprender um pouco mais o significado da palavra: empreendedorismo?

O que é Empreendedorismo?

empreendedores de sucesso

Intuitivamente quase todo mundo sabe o que é empreendedorismo, mas se eu perguntasse o que esta expressão significa para você, provavelmente responderia algo como:

Empreendedor é quem se arrisca e monta um negócio próprio.

Empreendedor é quem tem ideias inovadoras.

Empreendedor é alguém que não quer ter patrão ou que deseja ser muito rico.

No site do SEBRAE há uma explicação acerca do assunto e eles definem algumas características para o empreendedor de sucesso: “imaginação, determinação, habilidade de organizar, habilidade de liderar pessoas, habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos”.

O que eu acho mais interessante é que muitos tem na mente a impressão errônea que empreender tem que se criar algo inovador. Embora, muitos afirmem isso, e inclusive educadores, será que uma pessoa quando abrir uma loja, fábrica, etc. ela sempre estará inovando?

No livro Start-up de 100 dólares, que recomendo fortemente a leitura, o autor faz um estudo das pessoas que conseguiram abrir um negócio próprio com menos de 100 dólares. Neste estudo o autor comprova que estas pessoas nem sempre desenvolvem negócios de sucesso com base em algo inovador.

Na realidade ele afirma que isso não ocorre na maioria dos casos. As pessoas simplesmente se preocupam oferecer algum produto ou serviço que o seu cliente precisa. Simples assim.

A chave de ter um negócio de sucesso está na famosa expressão: unir o útil ao agradável, ou seja, você oferece um produto ou serviço naquela área que gosta e para as pessoas que precisam. Não adianta você dizer que gostaria de ter uma loja de vestidos vermelhos, se não terá público para isso.

Tipos de Empreendedorismo

empreendedorismo

Empreendedorismo Corporativo

Muitos não conseguem entender que possa existir esse tipo de empreendedor. Mas se você trabalha em uma empresa pode sim empreender mesmo não tendo seu próprio negócio! Engraçado que a primeira vez que ouvi isso em uma palestra sobre empreendedorismo, pensei: “caramba, não pensei em algo tão óbvio!”

Se você oferece ideias inovadoras na empresa que você trabalha para aumentar os resultados, você está empreendendo!

Empreendedorismo Social

São empreendimentos relacionados a algum tipo de objetivo social.

Uma ONG pode ser enquadrada nesse tipo de empreendedorismo, mas também, por exemplo, um líder de uma comunidade também pode ser um empreendedor social, pois a ideia é que ele, ou ela, irá propor melhorias em sua comunidade.

Empreendedorismo Start-up

Neste grupo encontram-se os empreendedores especializados na geração de novos negócios.

Empreendedorismo Digital

Neste grupo encontram-se os grandes empreendedores na Internet. Os mais famosos empreendedores de sucesso no empreendedorismo digital e que certamente já ouviu falar são: Ana Maria Brogui (canal no YouTube com receitas), Realidade Americana (Casal que mostra o dia a dia nos EUA e as diferenças em relação ao Brasil), Porta dos Fundos, Jovem Nerd, etc.

Você já viu o Flávio Augusto do Geração de Valor fazer algo que dá errado? Pode ser que sim, mas a maioria dá muito certo. Sabia que ele comprou um dos maiores sites em termos de base de clientes de administração no país? Ele hoje é proprietário do Administradores.com e lançou o site especializado em empreendedorismo conhecido como Meu Sucesso.com.

O empreendedorismo digital varia desde ser proprietário de blogs de nicho, onde poderá atuar como autoridade em sua área (por exemplo: uma pessoa formada na área de finanças e administra um blog nessa área), até mesmo tendo blogs em nichos que não possui experiência, mas que gosta e esteja disposto a aprender.

A monetização desse tipo de negócio é por meio de anúncios como: o YouTube Ads, Google Adsense ou até mesmo publicidade em que o cliente topa pagar para inserir um banner ou alguma propaganda de sua empresa em seu canal.

Já reparou as propagandas que existem nos vídeos gratuitos que você assiste no YouTube, ou até mesmo nos sites que costuma ler diariamente? Os sites com maior quantidade de visitas costumam reservar espaços para monetização através de banners de alguma empresa relacionada, onde os valores recebidos não são pequenos.

Se você deseja começar a empreender e quer começar a estudar sobre o assunto, recomendo fortemente que realize o curso gratuito online que o SEBRAE possui sobre Microempreendedor Individual. Além disso poderá encontrar mais informações sobre como abrir seu negócio no Portal do Empreendedor.

Empreendedores de Sucesso


Você sabia que há vários empreendedores de sucesso que para a maioria das pessoas são praticamente desconhecidos? Veja abaixo alguns desses nomes.

1- Lyndon Rive

Cofundador e CEO da SolarCity provedora de serviços de energia limpa e que atua em várias frentes de trabalho como: sistemas solares fotovoltaicos, sistemas de carros elétricos, etc. A SolarCity, localizada na Califórnia, emprega atualmente mais de 2.500 funcionários.

2- John Mackey

John Mackey é CEO da empresa Whole Foods e iniciou com uma loja de comida vegetariana. A Whole Foods é uma rede se supermercados especializados em comida orgânica.

3 – Howard Hughes

Esse empresário talvez não seja tão desconhecido para alguns, mas estarei citando novamente abaixo. O estilo de vida e o nível de inteligência e perseverança de Howard Hughes foi inspiração para o filme Homem de Ferro, onde criaram o personagem de Tony Stark com base nessas caraterísticas do empresário.  Ele foi engenheiro aeronáutico, produtor de filmes e proprietário da empresa aérea: TWA.

Sugestões de Filmes sobre Empreendedorismo

empreendedores de sucesso

Se você deseja buscar a inspiração nos empreendedores de sucesso, aproveite o tempo livre para aprender um pouco, assistindo os filmes sobre empreendedorismo indicados.

1 – O Aviador

Neste filme poderá assistir a vida de Howard Hughes, representado pelo ator Leonardo de Caprio, mas se possível anote durante o filme tudo o que observou nas características desse empreendedor.  Procure observar os traços da determinação e foco em seus objetivos. Observe também quais os erros que ele cometeu.

2 – A Procura da Felicidade

Excelente filme atuado por Will Smith onde o personagem central mostra toda a sua trajetória desde quando mal tinha o que comer até se tornar bilionário. Observe o nível de persistência e quantos obstáculos enfrentou no meio do caminho, onde muitos já teriam desistido.

3 – O Homem que mudou o Jogo

Filme atuado por Brad Pitt onde quando tudo era considerado perdido, o personagem consegue reunir todos em prol de um objetivo comum. Observe os traços de liderança no líder do grupo representado pelo ator.

4 – Ghandi

Este filme já assisti mais de uma vez. Se você pensar em empreendedor de sucesso somente quem tem bilhões na conta bancária, este filme não estaria nessa lista. Mas observe a determinação desse homem em realizar aquilo que ele acreditava ser o correto. Observe os traços mais marcantes. Ele tinha uma força presencial realmente impactante, por isso, conseguia reunir multidões.

Você já assistiu algum destes filmes sobre empreendedorismo? Quais os filmes que mais impactaram e não estão nesta lista? Compartilhe sua experiência e deixe seu comentário.

Até breve!

Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =