A Energia Solar é uma Alternativa aos Apagões?

A procura por fontes alternativas de energia para suprir a demanda em períodos de apagões tem sido cada vez maior.

Embora o Brasil seja um dos países no mundo em uso de energia limpa, por meio das hidrelétricas, acompanhamos na mídia nos últimos anos a fragilidade do país no fornecimento de energia na ocorrência de escassez de água.

Grande parte da energia elétrica ofertada no país provém de hidrelétricas e pensando no aumento da escassez de água proveniente dos desequilíbrios ecológicos, busca-se cada vez mais o uso de energias alternativas como a energia solar e a energia eólica.

O principal argumento a favor da energia solar e da energia eólica é que provém de energias inesgotáveis, pelo menos daqui a muitos anos, e são energias de fluxo contínuo e não de estoque. Vamos entender o que seriam estas explicações.

As hidrelétricas baseiam seu fornecimento de energia com base na água. Neste caso, somos dependentes da água que está cada vez mais escassa. Então essa dependência de água se baseia em uma quantidade estocada de água. Mas o sol é um fluxo contínuo e no caso do Brasil abundante o ano todo! O mesmo se aplica a energia eólica.

Por isso, com a queda dos preços das placas de energia solar, as pessoas recorrem a cada ano ao uso da energia fotovoltaica em suas residências. É sem dúvida um excelente investimento para o fornecimento de energia e principalmente nos períodos de escassez de água onde as temperaturas são muito altas e o uso do ar condicionado é algo quase que essencial.

O que é Energia Solar?

Esta é a fonte de energia alternativa com mais perspectivas de longo prazo hoje no planeta. Não podemos afirmar que é uma fonte inesgotável de energia, pois a previsão de extinção do sol é para daqui alguns bilhões de anos, mas certamente junto com a energia eólica é uma excelente alternativa de fornecimento contínuo de energia de longo prazo.

A Energia Solar no Brasil e no Mundo

Dentre os países que mais utilizam este tipo de energia no mundo estão: Alemanha, China, Itália, Japão e Estados Unidos.

Somente para você entender como o Brasil tem um potencial imenso de exploração do uso da energia solar veja o mapa comparativo do nível de insolação do Brasil versus Alemanha:

energia solar brasil e alemanha
Fonte: Ricardo Rüther

Percebe que a região com menor nível de insolação na Alemanha, não chega nem perto a região de menor insolação no Brasil? Você percebeu a oportunidade em uso de energia solar que temos em nosso país?

Tipos de Energia Solar

A energia solar pode ser captada de uma forma natural quando simplesmente você projeta sua casa com uma arquitetura de forma a ter mais iluminação natural ou por meio de tecnologias de captação de energia.

Mas como funciona a energia solar? Há basicamente duas formas de captação de energia solar: através da energia fotovoltaica e da energia solar térmica.

Energia Fotovoltaica x Energia Solar Térmica

Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica

A energia fotovoltaica trata-se da conversão direta dos raios solares em energia elétrica por meio da instalação e uso das placas solares fotovoltaicas, baterias solares (para armazenar o excesso de energia produzida durante o dia e utilizar a noite) e o conversor.

O custo de todo o sistema solar fotovoltaico em residências é cada vez menor com os incentivos do governo e inclusive em algumas regiões do país já há possibilidade de poder ser creditado na conta de energia elétrica, caso produza energia além do seu consumo diário.

A energia solar térmica é normalmente usada para aquecimento da água nas residências para ser utilizada nos banhos ou até mesmo em outros processos em que tenha necessidade de aquecimento de água e que normalmente dispendem muita energia elétrica.

De uma forma bem simplificada, o processo da conversão da energia solar em calor para aquecimento da água se baseia na conversão da energia solar por meio de coletores onde se realiza a transferência de calor para a água.

Você acredita que o uso da energia fotovoltaica possa ser algo comum no futuro? Deixe seus comentários e se gostou, compartilhe com os amigos!

Até breve!

Fonte: Imagens Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + quatro =