Novas Regras para Aposentadoria

livre-se das dívidas e realize seus sonhosNa mídia há um tempo foram aprovadas as novas regras para aposentadoria. Mas como funciona a famosa regra 85/95 progressiva? Vamos entender um pouco mais?

Você entendeu os motivos que levaram a criação desta nova regra? Se você observar a pirâmide etária do Brasil nos últimos anos, se aproxima cada vez mais dos países mais desenvolvidos como a França, por exemplo.

Por isso, é fundamental que as mudanças em termos de queda da taxa de natalidade, e aumento da expectativa de vida, sejam refletidos na aposentadoria da população.

Novas Regras da Aposentadoria

Na realidade não é um cálculo complicado e lembre-se que o 85/95 trata-se somente dos pontos totais que deverá atingir em um ano específico a fim de conseguir se aposentar sem o fator previdenciário. Neste caso específico refere-se ao ano de 2016.

novas regras para aposentadoria

Então, vamos entender mais através de exemplos?

Em 2016 os homens deverão possuir 95 pontos e as mulheres 85 pontos para ter direito a aposentadoria sem o fator previdenciário ou seja, aposentadoria integral.

Mas será que é só isso? Não. Lembre-se que para isso deve valer o tempo de contribuição que é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Então, por essa lógica significa que se em 2016, uma mulher tiver 25 anos de contribuição, mas 60 anos de idade, neste caso ela poderá se aposentar sem o fator previdenciário, pois já atingiu os pontos totais de 85, certo? Errado! Pois deve ser considerado ainda que ela deverá cumprir o tempo mínimo de contribuição de 30 anos que não atingiu.

Mas isso significa que se não atingir esses critérios, uma pessoa não poderá se aposentar em 2016? Não! Significa somente que não poderá com base nesta regra, mas poderá se aposentar de acordo com os critérios para incidência do fator previdenciário.

Lembre-se que a nova regra para aposentadoria é progressiva. Isso significa que os pontos aumentarão a cada ano, ou seja, de jan/2017 a dez/2018 será de 86/96 até atingir a pontuação máxima 90/100 em 2022.

O Portal G1 desenvolveu um recurso em que poderá usar para obter uma estimativa por meio da calculadora da aposentadoria. Mais informações sobre as novas regras por tempo de contribuição poderão ser consultadas no site da Previdência Social.

É provável que futuramente, a medida que sejam desenvolvidas curas para doenças já existentes, etc. que a expectativa de vida aumente ainda mais, e tenhamos a criação de novas regras para desenvolver mais condições para a manutenção dos futuros aposentados pelo sistema previdenciário.

Mas você acha isso algo ruim para o país?  O que você acha?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quinze =