O que é Bitcoin?

Notícias recentes do Estadão apontam a preocupação dos Gregos com a crise em seu país e o uso mais intenso do Bitcoin como uma forma de se defender da desvalorização do dracma (moeda grega).

Mas, o que você sabe desta moeda virtual ou como alguns denominam: esta criptomoeda?

O que é Bitcoin?

A moeda virtual conhecida como Bitcoin foi desenvolvida em 2008 e trata-se de um sistema de pagamento online, onde não há controle por meio de instituição financeira como as moedas convencionais. Neste caso, não há um Banco Central ou instituição com este tipo de autoridade monetária para seu controle.

Foi criada por um grupo denominado Satoshi Nakamoto. O interessante é que esse sistema de moeda virtual se baseia em um software de código aberto e foi o primeiro sistema mais bem estruturado de moeda virtual descentralizado do mundo.

Como funciona o Bitcoin?

A explicação mais simples de como funciona o Bitcoin é que sua estrutura é descentralizada, onde algumas pessoas, com habilidades matemáticas acima da média, produzem novas moedas e, além disso, o sistema possui a peculiaridade das transações serem criptografadas e anônimas.

Também denominado por alguns como dinheiro virtual, o Bitcoin surgiu como uma alternativa as movimentações de mercado e uma forma de não ser manipulado e controlado por instituições financeiras.

O sistema foi desenvolvido para se criar um valor máximo de 21 milhões de unidades deste dinheiro virtual. De início para aumentar a criação da moeda, os mineradores tinham que resolver problemas matemáticos de dificuldade progressiva.

Um fator muito interessante em relação as regras de mineração era a quantidade de blocos ganhados. Vamos supor que inicialmente ganhasse um quantidade X de Bitcoins. Com o tempo, quando todos atingissem uma quantidade Y minerada, o sistema reduzia pela metade a quantidade que teria direito a ganhar individualmente.

O que entendo desta forma de limitação seria o objetivo de evitar a centralização de moeda. Vamos supor que você seja uma pessoa com grandes habilidades matemáticas e conseguisse solucionar todos os problemas. Sabemos que no mundo, não há uma pessoa só com este talento e a probabilidade é que exista mais de uma pessoa, mas não muitos, mas mesmo assim neste caso se não houvesse alguma restrição, estaria sujeito a uma pessoa centralizar a moeda.

Assim os processos desenvolvidos, facilitam ainda mais para que outras pessoas possam “concorrer” pela moeda e com isso estimular a descentralização desta criptomoeda.

O que acontece hoje com a mineração de Bitcoins? Com o passar do tempo, solucionar questões matemáticas cada vez mais complexas tem exigido equipamentos mais modernos, que normalmente ficam dias e noites ligados ininterruptamente, e com isso há um grande gasto de energia elétrica, o que pode não compensar no caso de alguns países com preço de energia mais caro.

Como ganhar bitcoins?

Há diversos sites onde, você poderá realizar as tarefas solicitadas e receberá pagamento em bitcoins. Há, por exemplo, sites em que se você digitar captchas, você receberá pagamentos em bitcoins. Descobrir estes sites é algo muito fácil e é somente você buscar por: “free bitcoins” que encontrará uma imensidão de sites.

O Bitcoin é seguro?

O que normalmente se ouve falar é que não é um sistema seguro, pois algumas pessoas já perderam suas carteiras e vamos entender um pouco mais sobre alguns destes casos.

Se você tem investimentos em ouro físico e resolve carregar com você na rua por que deseja dar um passeio. Se encontra algum bandido nesse trajeto e é roubado, você atribui a culpa ao ouro que não é confiável?

Pelo que se entende hoje em dia, as pessoas possuem informações sobre seus bitcoins armazenadas em pen drives a sete chaves, ou seja, guardam estas informações em pen drives e dentro de cofres, ou outras maneiras, para não ser roubado e é como se mantivesse sua carteira com moeda virtual em local seguro.

Como comprar e vender Bitcoins?

Da mesma forma que as ações são negociadas em Bolsa de Valores, há empresas que negociam Bitcoins. No Brasil a instituição mais conhecida é o Mercado Bitcoin.

Neste site encontrará como poderá comprar ou vender seus Bitcoins. O valor desta moeda virtual se baseia na última transação realizada.

O primeiro passo a ser feito é realizar o cadastramento. Em seguida poderá acessar o site e obter outras informações. No site poderá acessar também os valores de taxas e comissões para negociação dos Bitcoins.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − treze =