Aprenda sobre o Certificado de Depósito Bancário

livre-se das dívidas e realize seus sonhosO que é CDB e RDB? Será que somente entendendo as famosas siglas bancárias torna mais fácil a compreensão do que se trata o assunto? Na maioria dos casos, pode-se dizer que não.

Vamos para um exemplo? CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. E agora ficou mais fácil entender? Asseguro que para muitos ainda não…

O que é CDB (Certificado de Depósito Bancário)?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido pelos bancos. Este título é utilizado como uma forma de captação de recursos e na realidade funciona como uma forma de captação de um empréstimo, onde em troca recebe-se uma remuneração pela aquisição do título. Por isso, no final a pessoa que adquiriu o título receberá o valor investido + os juros incidentes nesta operação.

Essa é a explicação mais simples sobre o assunto, onde para ficar mais claro ainda assim como a emissão de títulos da dívida pública serve para captar dinheiro junto com as empresas e a população, os CDBs nada mais são que uma forma dos bancos se capitalizarem através da emissão de títulos privados. Um outro exemplo de captação por meio de títulos privados e também é muito comum são as debêntures.

Tipos de CDB

Como funciona o CDB? Há duas opções para investimento. Há os CDBs pré-fixados e os pós-fixados. Nos CDBs pré-fixados a remuneração já é fixada ou seja já possui uma taxa pré-fixada. Nos CDBs pós-fixados a sua rentabilidade se baseia em algum tipo de indexador e geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O que é RDB (Recibo de Depósito Bancário)?

Ambos CDB e o RDB são títulos privados emitidos pelos bancos, porém a diferença é que o CDB pode ser negociado antes do prazo, onde neste caso ocorrerá a perda da remuneração. Porém no caso do RDB, ele é intransferível e inegociável.

Por último, a tributação do CDB e RDB são regressivas, ou seja, diminuem com o tempo aplicado, por isso, verifique em seu banco as alíquotas vigentes no momento em que estiver realizando seu investimento.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 12 =