O Que é Classificação de Risco de um País?


Se você acompanha as notícias na mídia deve ter ouvido “Moody’s rebaixa a nota do Brasil de Baa2 para Baa3” e conseguiu compreender? O que é classificação de risco?

Moody’s é somente uma das agências de classificação de risco que existem. Cada agência tem uma classificação de risco diferente.

O que é classificação de risco?

A agência de classificação de risco avalia empresas e países. No caso dos países, o risco é avaliado com base na capacidade de se pagar suas dívidas no prazo determinado.

As principais agências de classificação de risco são: Moody’s, Standard and Poor’s (S&P) e Fitch. Cada agência terá uma forma de avaliar o risco de uma empresa ou país. No caso do país, a medida que o risco aumentar, aumentará o risco também de uma moratória da dívida.

O risco-país mede o risco que um país representa, devido ao cenário interno, para investidores estrangeiros. Então, quando a mídia cita que o risco Brasil diminuiu pode-se entender que diminuiu o risco para investidores estrangeiros no país.

De acordo com a Infomoney: “as classificações de risco de AAA/Aaa até no mínimo BBB-/Baa3, são consideradas como investment grade, ou grau de investimento, enquanto as abaixo são consideradas como speculative grade, ou de grau especulativo.”

Por isso, que a nota do Brasil hoje encontra-se no limite mínimo do grau de investimento, ou seja, se o país tiver mais algum rebaixamento passará a grau especulativo.

Recentemente a Moody’s rebaixou a Petrobrás e a Eletrobrás para grau especulativo.

Alguns analistas de mercado esperavam que a nota do país fosse rebaixada ainda mais na data de hoje, o que não ocorreu e de certa forma foi um alívio ao mercado. Porém, espera-se que o crescimento do país somente volte a acontecer a partir de 2017.

Leia também sobre a importância da China no cenário internacional.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =