Tipos de Empréstimos: Empréstimo Pessoal vale a pena?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosA praticidade em adquirir o empréstimo pessoal atrai muitas pessoas, mas será que é uma boa opção? Você entra no site do banco e já tem um empréstimo pessoal pré-aprovado?

Você vai caminhando na rua e recebe na calçada uma propaganda com “uma grande oferta” para adquirir um empréstimo na financeira de maneira fácil?

Mas será que a taxa é realmente interessante? Vamos aprender uma explicação básica sobre Empréstimo Pessoal, e entender com o que já aprendeu anteriormente no Guarde Dinheiro, para avaliar se este tipo de empréstimo é realmente uma opção interessante?

Tipos de Empréstimos: Empréstimo Pessoal vale a pena?

tipos de empréstimo pessoal vale a pena

O que é Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal trata-se de um tipo de empréstimo em que a pessoa na maioria das vezes, quando é correntista de um banco há alguns anos, já tem um crédito pré-aprovado.

Normalmente é o tipo de empréstimo em que há menos nível de exigência em termos de burocracia e, por isso, é rapidamente aprovado.

Mas será que a taxa do empréstimo pessoal é atrativa? Lembre-se que se é um tipo de empréstimo em que há menos exigências, já deve acionar uma espécie de alerta vermelho, pois nenhum banco está sendo muito bonzinho com você.

É só ler as notícias onde relatam a cada ano os lucros fabulosos dos principais bancos no país e mesmo em um cenário não tão positivo.

Então, essa facilidade da aprovação do crédito, sem tanta burocracia, vem acompanhada de um aumento de risco para os bancos e com isso o aumento das taxas de juros para o cliente.

É uma boa alternativa de empréstimo? Não! Há opções mais baratas no mercado como o Empréstimo Consignado.

Cuidados com o Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é uma das taxas de juros mais altas do mercado, pois o risco da inadimplência pelo cliente é muito alto. Porém a taxa desse tipo de empréstimo costuma ser mais baixa que o cheque especial.

O cheque especial é também um tipo de empréstimo, mas trata-se de um valor automático que está liberado para usar todos os meses. O empréstimo pessoal é um pouco diferente, pois embora alguns já tenham valor pré-aprovado, a maioria passará pela aprovação do gerente de sua conta e, por isso as taxas são mais baixas.

Normalmente as pessoas recorrem a este tipo de empréstimo quando o nome está negativado e, sabe que não conseguirá adquirir outros tipos de empréstimos mais baratos.

Leia também: Já pensou em como poderá organizar mais suas dívidas?

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

Se você não tiver jeito e tiver realmente que pegar este empréstimo para quitar suas dívidas, lembre-se sempre de pesquisar as melhores taxas em outros bancos.

Outro ponto muito importante e poucos sabem: cuidado com a facilidade de pegar empréstimos nas financeiras, pois são menos burocráticas que os bancos, mas oferecem empréstimo com taxas mais altas.

Os critérios de taxas mais altas será sempre baseado no histórico do cliente. Vamos imaginar que já é correntista há anos de um banco. A tendência é que ofereçam um empréstimo pessoal com taxa mais baixa que outro banco em que não seja correntista. Essa é a mesma lógica da financeira que normalmente cobra juros mais altos por não ter histórico do cliente. Mas mesmo assim, convém pesquisar as taxas de juros.

Um empréstimo pessoal adquirido para pagar em 24 meses, por exemplo, uma diferença de somente 0,5% mais barato poderá resultar em uma economia no valor total pago muito alta, pois lembre-se que estamos falando em juros compostos, ou seja, juros sobre juros todo mês.

Quando a pessoa está negativada, algo relativamente comum no perfil das pessoas que procuram por este tipo de empréstimo, normalmente serão solicitados algum tipo de garantia, como um fiador, em caso do não pagamento da dívida pelo cliente.

Você já percebeu a quantidade de diferentes tipos de empréstimos pré-aprovados que o banco oferece seja por telefone, e-mail ou no próprio Internet Banking, quando você começa a se livrar das dívidas e a economizar dinheiro?

Então, não caia na tentação de pegar este empréstimo para realizar uma nova dívida e se mesmo assim não tiver opção, procure melhorar sua saúde financeira para não mais entrar em novas dívidas.

Você recorre constantemente ao uso do empréstimo pessoal? Compartilhe sua experiência e deixe seus comentários.

Leia também: Como ver se o nome está sujo?

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =