Tipos de Empréstimos: O que é Empréstimo Consignado?

É comum ouvir falar sobre as melhores alternativas em tipos de empréstimos, e talvez já até mesmo saiba algo a respeito deste assunto, mas você sabe realmente o que é o empréstimo consignado e como funciona?

O que é Empréstimo Consignado?

o que é empréstimo consignado

É um tipo de empréstimo que, diferentemente do empréstimo pessoal, oferece mais garantias a instituição financeira concedente por ser debitado diretamente no salário ou benefício do INSS de uma pessoa.

Por oferecer menos riscos a instituição financeira, devido ao vínculo com o rendimento do indivíduo, geralmente é um dos empréstimos com menores taxas de juros no mercado.

Mas há algumas limitações como o percentual que poderá pagar como valor da parcela, que equivale a no máximo 35% do rendimento recebido pela pessoa.

Este percentual passou por um aumento no ano de 2015, pois até o ano anterior o percentual máximo era de 30%.

Outra dúvida que pode surgir é se quiser pegar outro empréstimo consignado, se isso será possível e pode sim, mas o banco irá analisar se o total das parcelas que planeja pagar respeitará o limite imposto no percentual acima.

Outro ponto é que o banco irá realizar uma análise de crédito da pessoa, antes de autorizar o empréstimo e com base nessa análise poderá negar o empréstimo.

Por exemplo, se solicitou o empréstimo consignado e já existem parcelas de outros empréstimos que comprometam seu rendimento, a instituição poderá considerar que provavelmente não terá condições de arcar com mais um parcelamento e, por isso, reprovar seu crédito.

Mas lembre-se antes de solicitar qualquer empréstimo deverá analisar se realmente terá condições de pegar o parcelamento deste empréstimo e para isso deverá analisar seu controle financeiro.

Leia também: Como ver se o nome está sujo?

Como solicitar o Empréstimo Consignado?

Como a parcela será debitada diretamente de seu rendimento, a empresa que trabalha fará parte deste processo, pois terá que conversar com o departamento de RH se há possibilidade de pegar esse tipo de empréstimo e saber quais as instituições financeira conveniadas com a sua empresa.

Não há necessidade de abrir conta corrente no banco que deseja solicitar o empréstimo consignado.

Na maioria das instituições financeiras poderá fazer a simulação da parcela do consignado.

livre-se das dívidas e realize seus sonhos

É importante que pense se realmente poderá arcar com a parcela e caso ocorra algum imprevisto que não consiga pagar, orienta-se ir na instituição financeira e renegociar o empréstimo através de um aumento na quantidade de parcelas.

Mas cuidado! Em caso de demissão: irá depender do contrato do seu empréstimo, mas na maioria dos casos terá que pagar o empréstimo em seu valor total.

Então, você pode estar se perguntando: e se o valor da rescisão não cobrir o valor total do empréstimo?

Neste caso a diferença, você continuará pagando em parcelas, mas com base em uma nova taxa de juros, tendo em vista, que aumenta o risco da instituição financeira de você não honrar o empréstimo, devido a situação de desemprego.

Há vantagens no Empréstimo Consignado?

Pegar empréstimos nunca é algo vantajoso. Mas no caso de possuir dívidas com taxas mais altas e já ter organizado suas finanças pessoais, com o intuito de quitar tudo, porém com taxa de juros mais baixa, neste caso poderá ser vantajoso.

Se acompanha as notícias, o país hoje encontra-se com taxas de juros altas e um processo inflacionário bem alto, então somente pegue empréstimos, neste momento, para casos em que deseja organizar as dívidas.

Lembre-se em caso de solicitar empréstimo consignado, pesquise em várias instituições financeiras, qual o irá oferecer a melhor taxa de juros.

Você recorre ao empréstimo consignado? Qual foi sua experiência? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 2 =