Você conhece o P2P ou Torrent Bancário?

curso de formação de gestores de marketing digitalUma ideia que já existe desde 2005, mas promete balançar os bancos e estimular talvez a queda no valor das tarifas bancárias para não perder clientes é a ideia do P2P ou torrent bancário.

A expressão P2P pode se traduzida como People to People e isso significa que uma das formas de se realizar transações podem ser empréstimos realizados entre pessoas, onde desta forma você estará retirando a intermediação de terceiros que elevam ainda mais os preços dos serviços prestados.

Esta ideia se baseia também em um dos princípios da Economia Colaborativa, onde a preocupação é tornar os serviços mais baratos eliminando terceiros na transação, onde o cliente trata tudo diretamente com o prestador do serviço.

P2P ou Torrent Bancário pode ser uma ideia genial?

Há algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço como a Zopa que foi criada em 2005, pioneira nesta ideia e está localizada em Londres. Esta empresa permitiu criar sistemas de empréstimo mais simples que tornaram os custos das transações bancárias bem mais baixos.

Outra empresa que presta este tipo de serviço é a Fairplace conhecida como a comunidade de empréstimos onde ocorre os empréstimos ocorrem sem a intermediação de terceiros tornando também as taxas bem mais baixas.

Como funciona o P2P ou torrent bancário?

A Fairplace denomina este tipo de transação como leilão reverso, onde a pessoa que deseja tomar o empréstimo faz a solicitação e quem deseja emprestar entra em contato diretamente com ela.

Na realidade funciona também como uma alternativa de investimentos para quem deseja emprestar o dinheiro com taxas mais atrativas que o banco quando a pessoa realiza qualquer investimento por seu intermédio.

É uma excelente sacada para incentivar o aumento da concorrência no setor bancário e estimular a queda de taxa para empréstimos dos bancos e ao mesmo tempo estimular oferta de taxas mais atrativas para seus investidores.

O que achou desta ideia? Deixe seus comentários e se gostou, compartilhe com seus amigos.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − seis =