Você está preparado para viver até os 100 anos?

livre-se das dívidas e realize seus sonhosVocê sabia que a expectativa de vida da população brasileira aumentou 25 anos em meio século? Essa informações divulgadas pela Veja se basearam no censo de 2010. Já é muito comum vários educadores financeiros como Reinaldo Domingos afirmarem que essa expectativa já começa a mostrar sinais de que atingiremos a população chegará a idade de 100 anos.

O Ministério da Previdência Social já começa a criar novas regras para se adaptar a essa mudança na pirâmide etária.

Qual o seu planejamento para o aumento da sua expectativa de vida?

Você está preparado para viver até os 100 anos?

As mudanças de expectativa de vida vem ocorrendo de uma forma rápida. Além das descobertas médicas de curas de doenças, também enfrentamos a queda da natalidade.

O brasileiro cada vez mais tem menos filhos. Na última década houve uma redução de 10% no número de filhos por família. A quantidade de filhos gira em torno de 1,5 por família.

Devido a grande dificuldade hoje de se manter uma família com custo de vida elevado e além disso associado a entrada da mulher no mercado de trabalho, os estudos comprovam que a tendência é essa diminuição ser cada vez maior.

Por isso, muitos casais hoje optam por não ter filhos ou até mesmo escolhem postergar uma gestação para o planejamento financeiro de um novo membro da família.

Por isso, a pirâmide etária se assemelha cada vez mais aos países desenvolvidos, mas o grande problema é que se estamos envelhecendo, quantos ativos estarão patrocinando os aposentados?

planejamento para aposentadoria

A tendência é que se existem menos jovens no mercado de trabalho, menos pessoas para bancar os futuros aposentados. Por isso, não é interessante contar somente com a aposentadoria da previdência social.

Por isso, muitos hoje optam pela previdência privada quando possuem contratos de trabalho baseados na CLT ou até mesmo com a previdência complementar no caso do servidor público.

O problema central é que a maioria dos brasileiros vive pensando somente no curto prazo, pois muitos vivem pensando em aproveitar o hoje, pois afinal poderão morrer amanhã, mas se não morrer?

E você? Se não morrer amanhã?

Alguns números são preocupantes: segundo dados de Reinaldo Domingos em seu livro: Como garantir uma aposentadoria tranquila, em torno de 1% da população de aposentados vivem bem com sua aposentadoria, ou seja, alcançaram a independência financeira, quase 46% contam com a ajuda de algum parente para complementar seus rendimentos, em torno de 28% vive de caridade, 25% necessitam retornar ao trabalho para sobreviver, pois sua aposentadoria não suporta seus custos.

Ele ainda cita um número alarmante onde quase 3 milhões de idosos vivem em condições em que não conseguem se alimentar ou até mesmo realizar as atividades essenciais e por isso dependem de cuidadores.

Por isso, é fundamental o planejamento financeiro para se alcançar uma velhice de uma forma tranquila. Não deixe para o amanhã e comece hoje o planejamento de sua aposentadoria.

Previdência Privada x Títulos da Dívida Pública

É comum ouvir vários educadores financeiros afirmarem que a previdência privada não é uma boa opção para o complemento da aposentadoria.

Interessante por que realmente há lógica no pensamento que na maioria dos casos esse planos não é a melhor opção devido aos altos encargos e taxas não atrativas de retorno.

Mas há casos em que se torna bem atrativo como algumas empresas que contribuem em parceria com o trabalhador. Neste caso, pode ser uma opção interessante.

Excluindo situações como estas, na maioria dos casos, investir em outros rendimentos como os títulos da dívida pública, com rendimentos a médio ou longo prazos, pode ser uma boa opção.

Leia também: O que é Tesouro Direto?

Você está se preparando para uma aposentadoria com o seu padrão de vida atual? O que está fazendo para se planejar? Deixe sua contribuição.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =